Topo

Javier Mariscal expõe desenhos e objetos pela primeira vez em São Paulo

11/09/2013 20h14

São Paulo, 11 set (EFE).- O designer espanhol Javier Mariscal expõe pela primeira vez no Brasil desenhos, objetos e móveis que se propõem a "romper mentes quadradas", afirmou o artista nesta quarta-feira.

A exposição, em cartaz até dia 29 de setembro no Instituto Tomie Ohtake, explica "a filosofia do estúdio Mariscal em um espaço fechado através de alguns desenhos que, irreverentes, rompem mentes quadradas", disse ele à Agência Efe.

Para Mariscal esta é uma grande oportunidade de mostrar seu trabalho em São Paulo. "Por isso utilizamos uma linguagem fresca e muito colorida que se conecta muito bem com a comunidade latino-americana", explicou.

"Todas as cores de Mariscal" apresenta desenhos preto e branco feitos em nanquim, além de móveis e desenhos do artista nascido em Barcelona.

Ao P&B se misturam as cores dentro de uma sala de tons fortes, na qual se sobressaem azul, laranja, rosa, vermelho e verde, e onde estão expostas peças como sofás de hotéis, cadeiras, bancos e lâmpadas que compõem um cenário eloquentemente típico de Mariscal.

Os visitantes também podem apreciar painéis de temáticas tão diferentes quanto política e publicidade. "O que mais chama a atenção é a quantidade de objetos e projetos que Mariscal traz", comentou à Efe o educador Rodolfo Pirello, do Instituto Tomie Ohtake.

Para Pirello, a presença de Mariscal pela primeira vez "agrega muito valor ao Brasil e evidencia a diferença entre o design espanhol e o brasileiro".

Mariscal ganhou destaque em 1989 com a criação de Cobi, o cachorro de estilo cubista escolhido mascote oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

Na década de 1970, o artista produziu obras com mensagens políticas e sociais inspiradas em Pablo Picasso e Juan Miró.

A próxima exposição do arista espanhol será em Seul (Coreia do Sul), direcionada ao público infantil, que para o próprio artista "reinventa o espírito do estúdio Mariscal utilizando um jogo de linguagem capaz de se comunicar perfeitamente com toda a família". EFE

ic/apc/cd

(vídeo)