Entretenimento

Rio de Janeiro recebe sua 16ª Bienal do Livro

29/08/2013 10h48

Rio de Janeiro, 29 ago (EFE).- Começa nesta quinta-feira a 16ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, evento que esse ano tem como país homenageado a Alemanha e tem público estimado de 600 mil pessoas, que devem visitar o espaço de 55 mil metros quadrados dividido em três pavilhões, onde estão instalados 950 expositores.

A Bienal - que vai até o dia 8 de setembro - mais uma vez acontece no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

Entre outras novidades, a Bienal do Livro Rio, que homenageia a Alemanha, abre um espaço dedicado aos jovens, coloca em pauta a literatura de futebol, traz ao país 27 autores estrangeiros - recorde de todas as edições - e inaugura um salão de negócios para profissionais do mercado.

Serão mais de cem sessões de debates e bate-papos, nas quais homens e mulheres, crianças e jovens, adeptos dos e-readers e aqueles que não abrem mão do bom e velho papel poderão interagir com um grande e variado time de autores do qual fazem parte best-sellers, e alguns dos nomes mais respeitados da literatura brasileira e internacional.

Entre os convidados internacionais, destaque para o americano Nicholas Sparks, um dos autores mais lidos do mundo ("Diário de uma Paixão", "Querido John" e o recente "À Primeira Vista"); seu compatriota James C. Hunter ("O Monge e o Executivo"); e também o moçambicano Mia Couto, que venceu recentemente o Prêmio Camões - a mais importante honraria relacionada à literatura em língua portuguesa - por conta de obras como "Terra Sonâmbula" e "O Último Voo do Flamingo".

No Encontro com Autores brasileiro, destaque para Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, no dia 1º de setembro. E mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, o evento prestará uma homenagem a Ziraldo, autor que, presente em cada edição, se tornou parte indissociável da Bienal.

No Planeta Ziraldo, seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

A Bienal do Livro Rio terá pela primeira vez, em sua 16ª edição, um salão de negócios (agent center). Atendendo a uma demanda do mercado, o espaço receberá agentes literários e profissionais do livro de várias partes do mundo.

O evento estará aberto à visitação escolar. Bienal. Serão seis dias destinados ao programa: 30 de agosto e 2, 3, 4, 5 e 6 de setembro. Este ano as inscrições foram realizadas em tempo recorde: em apenas duas horas em meia as instituições de ensino do Rio de Janeiro cadastraram 170 mil alunos para a visitação escolar.

Os ingressos para a Bienal podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.ingressomais.com.br ou no local. O valor da entrada é de R$ 14, enquanto estudantes e maiores de 60 anos pagam meia.

Professores, profissionais do livro e bibliotecários têm acesso gratuito ao evento por meio do cadastramento no site da Bienal e apresentação de documento de identificação e comprovante de profissão na bilheteria do Riocentro.

O horário de funcionamento ao público é das 13h às 22h nesta quinta-feira; das 9h às 22h nos demais dias úteis; e das 10h às 22h nos finais de semana.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo