Topo

Mundial de Tango começa na Argentina com participação de mais de 500 casais

Casal de argentinos dança tango durante campeonato mundial do estilo em Buenos Aires, em 2012 - Natacha Pisarenko/AP
Casal de argentinos dança tango durante campeonato mundial do estilo em Buenos Aires, em 2012 Imagem: Natacha Pisarenko/AP

De Buenos Aires (Argentina)

19/08/2013 15h35Atualizada em 19/08/2013 15h52

Mais de 550 casais de dançarinos de todo o mundo concorrem a partir desta segunda-feira (19) no 11º Mundial de Tango, o maior festival internacional do ritmo do "2x4", que será realizada na capital argentina até 27 de agosto.

Começaram nesta segunda as eliminatórias na categoria de "Tango Salão", que privilegia o estilo mais clássico do baile social, enquanto na terça-feira começará a competição na outra categoria, o "Tango Palco", que entende o baile por uma concepção coreográfica vinculada com o espetáculo.

Como nas edições anteriores, a maioria dos 556 casais participantes é argentina, mas também concorrem dançarinos de outros 36 países, entre eles Uruguai, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos, Rússia, Itália, Grécia, Japão e China, informou hoje o Ministério da Cultura da Cidade de Buenos Aires, que promove o concurso, em comunicado.

Peng Danyang e Jiu Lin são o primeiro casal chinês a participar da competição, após vencer outros 24 casais em junho passado em Pequim, uma das subsedes internacionais do mundial.

Os dançarinos chineses foram apresentados no último fim de semana pelo conselheiro cultural chinês na Argentina, Han Meng Tang, que garantiu que cada vez há mais "fanáticos" do tango em seu país e no continente asiático, como demonstra a inclusão de Seul entre as subsedes do campeonato para a próxima edição.

A final do Mundial acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto no palco do estádio portenho Luna Park e os ganhadores de cada categoria receberão um prêmio de 40 mil pesos (cerca de R$ 17 mil).

Em 2012, os argentinos Facundo Gómez de la Cruz e Paola Sanz se consagraram como campeões na categoria "tango salão", enquanto seus compatriotas Cristian Sosa e María Noel Sciuto venceram no "tango palco" diante de cerca de 6 mil espectadores.

A competição de baile é um dos pontos fortes do Tango Buenos Aires Festival e Mundial, que foi inaugurado na quarta-feira (14) com um recital do Sexteto Maior, que comemorou 40 anos sobre os palcos junto aos cantores Adriana "la gata" Varela e Raúl "el negro" Lavié.

Segundo estimativas dos organizadores, mais de meio milhão de pessoas irão neste ano ao festival, que acontece de 14 a 27 de agosto com a participação de cerca de 2 mil artistas.

Como todo agosto, a reunião mundial do ritmo do "2x4" confirma o protagonismo de Buenos Aires como capital a mundial do tango com concertos, espetáculos de dança, aulas, milongas e festas em diferentes bairros da cidade, além do já citado mundial.

O diretor artístico do festival, Gustavo Mozzi, afirmou na apresentação do evento que em 2013 está sendo feita especial insistência nos novos repertórios, protagonizados por músicos mais novos que 25 anos.

Exemplos do tango do século 21 são os espetáculos a cargo de Ramiro Gallo e a Orquestra Arquetípica, Fabián Bertero Big Band, Diego Schissi Quinteto, La Orquestra Típica Juan Pablo Navarro e Andrés Linetzky com Vale Tango.

Junto aos artistas emergentes, o festival inclui ainda atuações de lendas do gênero, como o diretor de orquestra Leopoldo Federico, o dançarino Miguel Ángel Copes, a cantora Amelita Baltar, o guitarrista Juanjo Domínguez, o bandoneonista Néstor Marconi e o compositor Horacio Ferrer, que atuará hoje na Usina da Arte, no bairro portenho da Boca.

O bandoneón, instrumento musical do tango por excelência, é homenageado na edição 2013 por vários músicos, entre os quais se sobressaem o argentino Víctor Hugo Villena e o sueco Mike Augustsson.

O tango, tradicional da Argentina e Uruguai, foi reconhecido em 2009 como Patrimônio Cultural Imaterial (PCI) da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).