Topo

Anima Mundi: o universo fabuloso da animação chega ao Rio de Janeiro

03/08/2013 16h03

Rio de Janeiro, 3 ago (EFE).- Algumas das melhores produções nacionais e internacionais de animação para todas as faixas etárias podem ser conferidas até o próximo dia 11 no Rio de Janeiro, e de 14 a de 18 de agosto em São Paulo, palcos da 21º edição do segundo maior festival do mundo neste gênero, o Anima Mundi 2013.

Durante o festival, há mostras competitivas de curtas e longas de animação dos mais diferentes gêneros, vindos de todo o mundo. Entre as atividades, também acontecem o Estúdio Aberto, com oficinas gratuitas de animação para o público; o Papo Animado, que traz grandes nomes da animação internacional; e o Anima Forum, reunindo profissionais para debates, palestras, workshops e negócios.

Entre os brasileiros famosos no exterior e que participam do evento estão Ennio Torresan, do estúdio DreamWorks. Ele participou dos projetos '"Madagascar" e "Kung Fu Panda" e falará sobre os bastidores do filme "Turbo", novo longa da produtora americana.

Serão exibidos 510 filmes, entre curtas e longas de 53 países, mostrando o universo eclético da animação, que encanta tanto os jovens quanto os mais velhos.

Esse encantamento também pode ser visto nas oficinas, onde a faixa etária não importa, mas sim o uso da imaginação. Monitores ensinam técnicas com areia, desenho animado, massinha, película e outras menos conhecidas como pixilation (os participantes criam uma história, se fantasiam e fazem poses sucessivas, fotografadas uma a uma) e zootrópio/praxinoscópio (com brinquedos do século XIX que dão a ilusão de movimento a partir de 16 desenhos criados pelo público).

Marcos Magalhães, um dos quatro diretores do encontro, contou à Agência Efe sobre a evolução da animação no país a partir do festival.

"No Brasil, depois que montamos o festival, vimos nascer uma indústria. Muitos dos degraus dessa história aconteceram durante o Anima Mundi, como reuniões, lançamentos e o nascimento de associações de animadores".

"A proposta do Anima Mundi é que a pessoa se perca aqui dentro, que realmente passe o dia assistindo filmes, nas oficinas, convivendo com os animadores, aprendendo, se divertindo", acrescentou.

No Rio, a maior parte das sessões acontece no centro cultural Fundição Progresso, no Centro. A programação e mais informações sobre o evento podem ser encontradas em "www.animamundi.com.br".