Entretenimento

Historiador espanhol expõe no Brasil obras visuais de fotógrafos e escritores

Em São Paulo

21/07/2013 19h25

O historiador espanhol Horacio Fernández apresenta a partir deste domingo (21) em São Paulo a exposição "Fotolivros latino-americanos", uma mostra que reúne o trabalho nos últimos 90 anos de fotógrafos e escritores da região.

A exposição, que ficará em cartaz até 10 de outubro no Instituto Moreira Salles de São Paulo, é fruto de um trabalho iniciado por Fernández em 2007 durante o Fórum Latino-americano de Fotografia.

Livros como "Amazônia", de Claudia Andujar e George Love, fazem parte da bibliografia fotográfica da América Latina, na qual célebres escritores como o argentino Julio Cortázar (1914-1984) e o chileno Pablo Neruda (1904-1973) se apoiaram nos recursos visuais para idealizar alguns de seus personagens.

O poeta brasileiro Roberto Piva (1937-2010) e o artista plástico Wesley Duke Lee (1931-2010) produziram juntos em 1963 um fotolivro sobre o futuro de São Paulo, chamado "Paranoia", que foi incluído na mostra, que tem o próprio Fernández como curador.

O projeto reúne também o trabalho dos fotógrafos Sergio Larraín (1931-2012), chileno, e Fernell Franco (1942-2006), colombiano.

A mostra já passou por Paris, Madri, Nova York e Rio de Janeiro.

São Paulo também recebe a partir deste fim de semana uma exposição de esculturas surrealistas da brasileira Maria Martins (1894-1973), que em seu trabalho na década de 40 abordou temas indígenas, africanos e feministas.

A exposição no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo se estenderá até 15 de setembro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo