Entretenimento

Gucci lança bolsas com seda japonesa para ajudar vítimas do tsunami

16/07/2013 14h59

Tóquio, 16 jul (EFE).- A Gucci se associou a uma tradicional fabricante de seda japonesa para elaborar uma exclusiva série de bolsas cujos lucros serão destinados aos trabalhos de reconstrução após o terremoto e tsunami do Japão de 2011.

As dez bolsas, que serão vendidas por 420 mil ienes (cerca de R$ 9.500) cada uma, foram confeccionadas com seda sendaihira, um material de luxo que data do período Edo (1603-1867) e que foi doada por um artesão da região.

A sendaihira é uma seda feita à mão que tradicionalmente foi utilizada para produzir "hakamas", as calças masculinas usadas originalmente pelos samurais e muito populares entre os atores de kabuki e os lutadores de sumô.

O artesão Yohio Koda, de 84 anos e reconhecido como uma lenda viva pelo governo japonês, cedeu a Gucci um "tan" (corte de 11 metros de comprimento por 34 centímetros de largura) do material, avaliado em vários milhões de ienes, para que a casa de moda italiana o incorporasse a uma edição especial de acessórios.

As bolsas, que são a primeira parceria da Gucci com artesãos japoneses, são fabricadas com pele e bambu, e forradas com a valiosa seda impressa com raias que evoca Sendai, uma cidade cercada de florestas e à beira do mar, de acordo o jornal "Asahi".

Algumas dessas peças já foram postas à venda em uma loja de Sendai, no norte do Japão gravemente afetada pelo tsunami, e as outras serão vendidas em Tóquio e Osaka a partir de setembro.

Toda a renda arrecadada será doada à cidade de Sendai com o objetivo de apoiar seus esforços de reconstrução após o terremoto de março de 2011.

"É uma grande honra que minha seda se transforme em uma ponte entre Sendai e a Itália e que eu possa contribuir com a reconstrução após o desastre", disse o artesão japonês em uma entrevista publicada hoje pelo jornal "Yomiuri".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo