Entretenimento

Nadine Gordimer, Nobel de literatura sul-africana, morre aos 90 anos

14/07/2013 00h17

Nairóbi, 14 jul (EFE).- A escritora sul-africana e prêmio Nobel de literatura, Nadine Gordimer, que foi a grande defensora da abolição do "apartheid" em seu país, morreu aos 90 anos, informou nesta segunda-feira sua família.

A sul-africana de origem judaica morreu enquanto dormia em sua casa de Johanesburgo na noite de domingo acompanhada por seus dois filhos, segundo um comunicado da família citado pela agência local de notícias "SAPA".

Em 1991, aos 67 anos, Gordimer ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, e naquele momento foi a primeira mulher a vencê-lo em 25 anos.

Nascida em Springs, uma cidade de vocação mineradora próxima a Johanesburgo, a escritora tratou em seus livros dos conflitos interétnicos e do apartheid, por isso o governo proibiu três de suas obras.

"Algumas pessoas dizem que me deram o prêmio não pelo que escrevi, mas por minha política. Mas eu sou uma escritora. Essa é mim razão para seguir vivendo", declarou a sul-africana após receber o Nobel.

Sua defesa pela maioria negra fez com que Gordimer fosse uma das primeiras pessoas com que Nelson Mandela quis se encontrar após se tornar em 1994 o primeiro presidente negro da história da África do Sul.

Nos anos 80, publicou algumas de suas obras mais importantes: "A Soldier's Embrace" (1980), "O pessoal de July" (1981), "Something Out There" (1984), "A Sport of Nature" (1987), "A história do meu filho" (1990).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo