Entretenimento

Astana comemora aniversário como capital cazaque com novo museu

14/07/2013 02h00

Redação Central, 13 jul (EFE).- A capital do Cazaquistão, Astana, recebeu como presente pelo décimo sexto aniversário de sua criação, um Museu Nacional, que constitui mais um exemplo da nova arquitetura cazaque, cujo objetivo é vertebrar a capital do país euroasiático.

O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, assinalou, em comunicado, que "se trata de um presente à capital cazaque pouco antes de seu décimo sexto aniversário", que acontece no dia 16, quarta-feira.

O novo Museu Nacional, cuja construção levou seis anos, está situado no coração econômico e político de Astana, denominado "Terra cazaque", junto à Biblioteca Nacional, o Palácio da Independência, a pirâmide da Paz e a Concórdia, a Mesquita Hazret Sultão e a faculdade de Arte.

Com seus 64 mil metros quadrados se trata de um dos museus maiores da Europa quanto a extensão e está concebido em salas que funcionam como "minimuseus".

A sala da Independência, a de Ouro, a Etnográfica e a de Arte Moderna são expoentes da ideia de um museu multifacetado onde qualquer manifestação de arte pode ser apreciada.

Telas táteis em cazaque, russo e inglês facilitam o percurso do museu que tem espaços multidisciplinares, onde o visitante pode ver a arte através da tela e as crianças podem desenvolver seus dotes de imaginação em oficinas infantis e guiados por analistas.

Duas exposições temporárias, uma sobre a moda da Ásia Central e do Cáucaso e outra de pintura russa foram as escolhidas para a inauguração.

Até agora, assinou acordos de colaboração com o Museu Britânico e com o Russo de Etnografia e com o Museu e Centro de Exibições estatal de Rosizo em Lublinskaya (Rússia).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo