Topo

Entretenimento

Site sobre Machado de Assis é inaugurado pela Biblioteca Miguel de Cervantes

São Vicente del Raspeig

11/07/2013 12h44

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes inaugurou nesta quinta-feira (11) um novo site dedicado ao escritor Machado de Assis (1839-1908), um dos grandes mestres do realismo e o primeiro grande contista latino-americano.

Nascido no Rio de Janeiro, Machado de Assis, que escreveu romances, contos, teatro, poesia e crítica, é "um dos melhores escritores do século XIX e o melhor da América Latina", segundo a acadêmica, diretora de cinema e intelectual americana Susan Sontag.

Machado era um autodidata e começou a se introduzir no meio jornalístico e literário como revisor no jornal "Correio Mercantil" e também foi cofundador da revista "Espelho".

Seus primeiros livros publicados não tiveram muito reconhecimento, mas sim os poemas românticos de "Crisálidas" (1864).

Com a publicação do romance "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881), o autor atingiu sua maturidade, que ficou consolidada com "Quincas Borba" (1891), "Dom Casmurro" (1899) e "Memorial de Aires" (1908), e também pelos contos "Papéis Avulsos" (1882), "Histórias Sem Data" (1884), "Várias Histórias" (1896) e "Páginas Recolhidas" (1899).

O diretor do site e professor da Universidade de Valência, Francisco José López Alfonso, descreve Machado de Assis como "um dos grandes professores do realismo arcaico" e, "talvez, o primeiro grande contista latino-americano".

Também destacou que o número de estudos sobre sua obra "continua crescendo de maneira impressionante" não somente no Brasil, mas também "no mundo anglo-saxão".

"Tomara que o site sirva para que aqueles leitores, principalmente os hispânicos, que ainda não conhecem a obra de Machado de Assis desfrutem desse prazer" afirmou López Alfonso na apresentação do site sobre o escritor.

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (www.cervantesvirtual.com) foi criada em 1999 por iniciativa da Universidade de Alicante, do Banco Santander e da Fundação Botín. Em 2001 foi constituída a Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes que, desde então, trabalha para transformar seu grande acervo digital em uma referência da literatura hispânica na internet.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento