Topo

Cerca 200 pessoas recebem cidadania americana em Miami

04/07/2013 18h14

Miami, 4 jul (EFE).- Cerca de 200 pessoas de 50 nacionalidades diferentes obtiveram nesta quinta-feira a cidadania americana, em cerimônia especial de naturalização organizada na Torre da Liberdade em Miami (Flórida), e que coincidiu com a comemoração do 4 de julho (Dia da Independência dos Estados Unidos).

Enquanto a maior parte da cidade de Miami aproveitava o feriado nacional, a congressista republicana pela Flórida Iliana Ros-Lehtinen ficou encarregada de fazer o discurso principal durante a cerimônia.

"É uma grande honra falar para estes novos cidadãos no dia em que os Estados Unidos celebram sua Independência, ainda mais em um ponto histórico como a Torre da Liberdade", disse ela.

A Torre da Liberdade de Miami é um monumento histórico nacional que se transformou em um ícone da imigração nessa cidade do estado da Flórida, já que ali chegavam os cubanos que tinham emigrado para os EUA, funcionando da mesma forma que Ellis Island em Nova York.

"A Torre da Liberdade é um símbolo de esperança e de liberdade para muitos cubanos-americanos (...)", disse Iliana, que parabenizou os recém-naturalizados, e os encorajou a manter os valores da fundação dos EUA.

Ela afirmou ter ótimas lembranças de ir à torre com o pai, a mãe e o irmão para receber o leite e o queijo que eram distribuídos, e disse que gostou muito de voltar a visitá-la "porque traz lembranças importantes".

Nesta semana, mais de 7.800 candidatos se tornarão cidadãos americanos em mais de cem cerimônias especiais a serem realizadas em toda a nação e, inclusive, no exterior.