Topo

Sedes do Instituto Cervantes em vários países celebram "Dia E"

22/06/2013 16h16

Madri, 22 jun (EFE).- Saindo de Nova Délhi, passando por Argel, Rio de Janeiro, Pequim e Moscou, os centros de ensino do Instituto Cervantes repartidos por todo mundo celebram neste sábado o "Dia E", data na qual a instituição festeja anualmente a força do espanhol, um idioma que é falado por 500 milhões de pessoas.

O espanhol, a segundo língua do mundo em número de falantes nativos, é também o segundo idioma de comunicação internacional e o terceiro mais utilizado na internet.

Os centros do Instituto Cervantes nos cinco continentes abriram suas portas neste sábado para realizar múltiplas atividades culturais para todos os públicos, como visitas guiadas, encontros culturais e eventos gastronômicos.

Em sua sede central, em Madri, o Cervantes realizou o "Dia E" com uma jornada de portas abertas e várias atividades destinadas fundamentalmente ao público infantil.

Além disso, hoje também foi concluída a votação dos três relatos finalistas do concurso de contos que começou em fevereiro, no qual o "Rei da Espanha", escrito por um aluno de espanhol do Cervantes de São Paulo, ficou na primeira posição, "O Vagabundo de Licancabur" (Londres) na segunda, e "Bem vindo a Madri" (Chicago), na terceira.

Os três relatos, e outros sete escolhidos pelo júri, farão parte de um livro que o Instituto publicará em julho em edição digital, e que contará com um prólogo que o último Prêmio Cervantes, José Manuel Caballero Bonald, escreverá para a ocasião.

No resto do mundo, o Cervantes também realizou o Dia do Espanhol com iniciativas singulares como a de Nova Délhi, lançando uma chuva de palavras desde o terraço de sua sede; ou a de Pequim, com um karaokê para que os estudantes chineses de espanhol mostrassem seu conhecimento do pop hispânico.

O Instituto organizou em sua sede de Bruxelas concertos, oficinas e eventos gastronômicos, enquanto em Argel, o grupo espanhol de grafiteiros Boamistura estampou a palavra "Alegria" em um de seus muros.