Topo

Cervantes do Rio abre as portas para instituições europeias no "Dia E"

22/06/2013 13h38

Rio de Janeiro, 22 jun (EFE).- O Instituto Cervantes do Rio de Janeiro abriu as portas neste sábado para instituições que promovem outros idiomas europeus a fim de celebrar o dia do espanhol (Dia E) e, para isso, conta com uma variada programação especial que inclui atividades infantis, gastronômicas, literárias e folclóricas.

Em São Paulo, por outro lado, o Instituto teve que cancelar sua programação para este sábado por conta dos protestos por melhores serviços públicos que acontecem no Brasil desde a semana passada, já que os manifestantes costumam passar na frente da sede da instituição na cidade.

"Dia E + Amigos" foi o nome escolhido pelo Instituto Cervantes do Rio para a celebração deste sábado, na qual promove atividades junto com a Aliança Francesa, o Instituo Goethe alemão e o Instituto Italiano de Cultura.

As instituições europeias instalaram suas prateleiras na sede do Instituto Cervantes do Rio para promover suas atividades na cidade, a literatura e até a gastronomia de seus países.

"Trata-se de incentivar a irmandade e a cooperação entre instituições europeias que promovem nossos idiomas em outros países e com as quais atuamos em nível de União Europeia", disse à Agência Efe o diretor do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, Antonio Martínez, ao esclarecer que foi a primeira vez em que o dia do espanhol foi aproveitado para impulsionar o trabalho conjunto.

O Instituto Cervantes programou para este sábado diferentes atividades nos cinco andares do edifício onde funciona sua sede, incluindo uma mostra de curtas-metragens, uma apresentação de livros em espanhol oferecidos no Brasil e um concurso de conhecimentos. Também acontece uma exposição de livros dedicados às obras do pintor Pablo Picasso, uma leitura pública de poesias e uma apresentação dos alunos de flamenco do Instituto.

O "Dia E" também foi celebrado com atividades voltadas para crianças e adolescentes, como uma sessão para leitura de contos ciganos e uma disputa de jogos nos quais se pratica o espanhol.

Além disso, também foi oferecido aos visitantes uma desgutação de pratos típicos da Espanha, França, Itália e Alemanha.