Topo

Escritor colombiano retrata realidade latino-americana em livro infantil

14/06/2013 17h10

As andanças de uma menina na companhia de um leão é o fio condutor de "A Caminho de Casa", o primeiro livro do escritor colombiano Jairo Buitrago traduzido ao português, no qual o também ilustrador tentou esboçar sua visão sobre a realidade da América Latina, afirmou o autor nesta sexta-feira (14) à Agência Efe.

Após ter participado da 15ª edição do Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij), que neste ano homenageou à Colômbia e que será encerrada na próxima segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, Buitrago, que possui oito obras publicadas, chegou a São Paulo para promover sua mais recente aventura.

O livro, inicialmente escrito em forma de poema, narra a história de uma menina que vive com sua mãe e seu irmão mais novo na periferia de uma cidade e que, até por conta das dificuldades que tem de enfrentar em seu cotidiano, pede para um leão lhe acompanhar até sua casa.

Além de enfrentar a ausência do pai e a falta de dinheiro, a jovem ainda tem que cuidar de seu irmão para que sua mãe possa trabalhar em uma fábrica.

Sobre o tema, que pode parecer incômodo para a literatura infantil, Buitrago explicou que optou por fazer essa escolha para retratar uma realidade muito presente entre as jovens da América Latina, ressaltando que, neste caso, "a polêmica não está relacionada a uma exigência comercial".

"Também não temos intenção de assustar os papais com um lançamento sobre o terrorismo", brincou o escritor colombiano, que ressaltou: "Apesar da temática ser complexa, a história da menina e do leão é bastante divertida".

"O livro também é gracioso. Temos uma preocupação em não focar as adversidades para não dar vida a uma história triste, mas a uma história vitoriosa e de esperança", completou.

Apesar de ser reconhecido como um escritor infantil, Buitrago começou sua carreira como pesquisador na área de cinema. "Me divirto mais fazendo este trabalho do que os trabalhos acadêmicos, sem dúvida", comentou Buitrago, que ressaltou não ter tido muitas dificuldades para se adaptar à literatura infantil.

"Sempre tive facilidade para fazer do anedótico algo mais substancioso", declarou o colombiano.

"A Caminho de Casa", lançado pela editora espanhola SM e ilustrado por Rafael Yockteng, foi premiado pelo Fundo de Cultura Econômica do México em 2007 com o XI prêmio Álbum Ilustrado A la Orilla del Viento.

Para o próximo ano, o escritor promete lançar quatro novos livros ilustrados, entre eles um que conta a história de um edifício e a vida de seus moradores. "Eles já estão sendo adiantado e, até o final de 2014, estarão todos publicados", finalizou.