Topo

Escritor britânico Tom Sharpe morre aos 85 anos

O escritor Tom Sharpe em Barcelona em 2009 - Julián Martín/EFE
O escritor Tom Sharpe em Barcelona em 2009 Imagem: Julián Martín/EFE

06/06/2013 06h03

O escritor britânico Tom Sharpe morreu na madrugada desta quinta-feira (6) aos 85 anos em sua casa, situada na cidade de Llafranc, no nordeste da Espanha, onde morava há anos, informou à Agência Efe um porta-voz da editora "Anagrama".

Sharpe é um romancista de um humor negro e corrosivo, conhecido especialmente por sua obra "Wilt"(1976), que teve inúmeras sequências, como "The Wilt Alternative" (1979), "Wilt na Maior" (1985), "Wilt em Parte Incerta" (2004) e " The Wilt Inheritance" (2010). 

Mestre da farsa e criador do famoso anti-herói Henry Wilt, um professor de literatura idealista e frustrado, Sharpe tinha uma casa na cidade costeira de Llafranc, na Catalunha.

Sharpe, que foi chamado pelo jornal "The Times" como "o romancista mais divertido de nossos dias", relata as aventuras de Wilt, enquanto planeja a morte de sua mulher, enfrenta o terrorismo internacional ou vira suspeito de tráfico de drogas.

Transformado em fenômeno editorial, Sharpe fugia das pretensões literárias quando falava de sua obra.

Nascido na Inglaterra em 1928, depois de estudar História na Universidade de Cambridge, Sharpe emigrou para a África do Sul em 1951, país onde se dedicou ao ensino e que inspirou alguns de seus livros como "Riotous Assembly" (1971), sua primeira obra, publicada quando tinha 43 anos, ou "Indecent Exposure" (1973).

Depois de retornar para a Grã-Bretanha, entre 1963 e 1972 trabalhou como professor de História na Faculdade de Artes e Tecnologia de Cambridge, cidade onde, segundo a editora Random House, ainda passava parte do tempo.

*Com informações da AFP