Topo

"O Grande Gatsby", com DiCaprio, inaugura Festival de Cannes nesta 4ª feira

14/05/2013 12h15

Cannes (França), 14 mai (EFE).- Os anos 1920 estarão em voga na cidade francesa de Cannes a partir desta quarta-feira com o glamour próprio das estrelas de Hollywood representado por Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan, protagonistas da nova versão de "O Grande Gatsby", filme baseado no clássico de F. Scott Fitzgerald, que abrirá a 66ª edição do festival.

DiCaprio e Carey, junto ao diretor do filme, Baath Luhrmann, e outros colegas de elenco, como Tobey Maguire, protagonizarão o primeiro tapete vermelho de Cannes, símbolo inalterável da reunião mais importante do ano no mundo do cinema.

Fora de competição, "O Grande Gatsby" inaugurará as projeções desta edição, que conta com 20 produções na disputa oficial pela Palma de Ouro, e muitas outras estreias que despertam igual ou maior expectativa nas seções paralelas.

É o caso de "Muhammad Ali's Greatest Fight", de Stephen Frears, que narra a luta do pugilista contra o Governo dos Estados Unidos pela Guerra do Vietnã, e de "Blood Ties", do ator e diretor francês Guillaume Canet, em seu primeiro longa-metragem em inglês.

Há também muita expectativa pela presença de alguns homenageados nesta edição, como o comediante Jerry Lewis, que, com 87 anos, estará na apresentação de "Max Rose", filme protagonizado por ele, e a atriz Kim Novak, com a projeção de uma cópia restaurada de "Um Corpo que Cai", de Alfred Hitchcock.

No que se refere à competição, a disputa pela Palma de Ouro promete ser apertada.

Roman Polanski ("La Vénus à la Fourrure"), os irmãos Coen ("Inside Llewyn Davis"), Nicolas Winding Refn ("Only God Forgives"), Alexander Payne ("Nebraska") e François Ozon ("Jeune et Jolie") parecem partir com vantagem, mas há muitos nomes que, a priori, são sérios candidatos a prêmios.

São os casos do iraniano Asghar Farhadi, que chega à Croisette com "Le Passé", após o sucesso de "A Separação", com o qual levou o Urso de Ouro em Berlim e o Oscar de melhor filme em língua estrangeira, e Steven Soderbergh, que há meses anuncia a sua aposentaria do cinema com "Behind the Candelabra".

O júri que definirá o vencedor da Palma de Ouro e os prêmios de direção e interpretação é presidido por Steven Spielberg e formado ainda por Ang Lee, Cristian Mungiu, Naomi Kawase, Lynne Ramsay, Christoph Waltz, Nicole Kidman, Daniel Auteuil e Vidya Balan.

Além da competição pelos grandes prêmios, Sofia Coppola, com "The Bling Ring", será a encarregada de inaugurar a mostra "Um Certo Olhar", a segunda seção mais importância do festival.

Nesta mostra também estarão presentes os últimos trabalhos de James Franco ("Enquanto Agonizo"), da argentina Lucía Puenzo ("Wakolda") e do espanhol Diego Quemada-Díez ("La Jaula de Oro").

Como sempre, a expectativa não se limita aos filmes que estarão presentes do festival, estendendo-se às celebridades que levarão seu brilho a Cannes. Entre outros, marcarão presença Marion Cotillard, Justin Timberlake, Michael Douglas, Matt Damon, Ryan Gosling, Tilda Swinton, Emma Watson e Clive Owen.