Topo

Barbara Walters anuncia aposentadoria em 2014 após meio século na TV dos EUA

13/05/2013 13h46

Nova York, 13 mai (EFE).- A veterana jornalista americana Barbara Walters, da rede "ABC", anunciou nesta segunda-feira sua intenção de se aposentar no próximo ano, após mais de meio século de entrevistas na televisão.

"Estou muito contente com a decisão que tomei e emocionada com o ano que me espera pela frente", afirmou nesta segunda-feira Barbara durante o "The View", um programa matutino da "ABC" que criou há mais de uma década.

A jornalista, de 83 anos, começou nos anos 60 sua carreira na "NBC", até que em 1976 foi contratada pela "ABC" e se transformou na primeira mulher a apresentar um noticiário na televisão dos EUA no horário de máxima audiência.

"Só há uma Barbara Walters e esperamos que seu último ano na televisão seja memorável. Barbara sempre terá sua família na 'ABC News'", afirmou em comunicado o presidente da "ABC News", Ben Sherwood.

Walters fez as reuniões com todos os presidentes do Estados Unidos, incluindo a primeira concedida por Richard Nixon após a demissão após o escândalo "Watergate".

A lista de líderes estrangeiros entrevistados pela veterana jornalista inclui Fidel Castro, Anwar Sadat, o xá do Irã, Margaret Thatcher, Dalai Lama, Hugo Chávez, Muammar Kadafi, Boris Yeltsin e Bashar al Assad, entre outros.

Outro momento estelar de sua carreira foi quando fez uma entrevista de duas horas com a estagiária Monica Lewinsky, a primeira vez que a jovem respondeu na televisão perguntas sobre o escândalo com o presidente Bill Clinton.

Barbara também entrevistou estrelas de Hollywood como Katharina Hepburn e Christopher Reeve, o rei do pop Michael Jackson, Anne Wintour, Justin Bieber e Angelina Jolie, entre outros.

"Já não quero aparecer em outro programa ou escalar outra montanha. Agora quero me sentar em um campo ensolarado e admirar mulheres talentosas e, ok, também algum homem, que me substituirão", acrescentou a jornalista.