Topo

Kosice busca renovação e crescimento como Capital Europeia da Cultura

10/05/2013 10h25

Gustavo Monge.

Kosice (Eslováquia), 10 mai (EFE).- A cidade de Kosice, a segunda maior da Eslováquia, assumiu com entusiasmo sua condição de Capital Europeia da Cultura de 2013, um marco histórico para uma urbe que deixa seu passado industrial para apostar no turismo e nas novas tecnologias relacionadas à arte.

O título de capital cultural europeia deste ano, algo que é compartilhado com a francesa Marselha, motivou Kosice a renovar mais de 20 instalações, desde ruas, teatros, museus, parques e até uma piscina pública, transformada em um centro artístico.

O ambicioso programa cultural adotado pela cidade eslovaca contará com 134 eventos no total, que serão distribuídos ao longo de todo o ano e abordará diversas esferas artísticas. O ator John Malkovich, por exemplo, levará a Kosice a montagem do espetáculo "The Infernal Comedy: Confessions of a Serial Killer" (A Comédia Infernal: Confissões de um Assassino em Série, em livre tradução).

Além de Malkovic, Kosice também receberá concertos da Orquestra Sinfônica Metropolitana de Tóquio e recitais sobre o escritor eslovaco Sándor Márai ("O Último Encontro"), um autor pouco conhecido em sua cidade natal que está sendo redescoberto agora.

No próximo dia 5 de outubro, Kosice se unirá às cidades europeias que celebram a Noite Branca, uma iniciativa que possui o objetivo de aproximar o grande público da arte contemporânea. Nesse mesmo fim de semana, a cidade eslovaca também realizará sua maratona, tida como a mais antiga da Europa.

Diante deste contexto de euforia, Kosice, que no último ano foi visitada por 150 mil turistas, um número muito distante dos milhões registrados em outras urbes do leste e do centro da Europa, espera alavancar seu setor de turismo e, somente em 2013, já conseguiu triplicar seu número de visitantes.

O título de Capital Europeia da Cultura concedido pela UE supôs uma injeção financeira de US$ 112 milhões aos cofres de Kosice, um valor que foi financiado em 85% por Bruxelas e o restante pelo governo eslovaco e as autoridades municipais.

"Os atores locais, principalmente do setor privado, também participam", afirmou Tomas Cizmarik, da agência governamental Kosice 2013, encarregada de coordenar os preparativos do evento.

"Essas empresas se agruparam na Coalizão 2013 com um esquema de arrecadação baseado na responsabilidade social corporativa para "apoiar direta e indiretamente a capital da cultura, não somente durante este ano, mas também depois", completou Cizmarik.

Entre os envolvidos nesta medida, um importante grupo de empresas de tecnologias de informação se destaca, o chamado "IT Valley", um projeto que sendo preparado nos limites do estádio de hóquei sobre gelo, situado no distrito Teraza.

Nesta região, o grupo investirá US$ 31,6 milhões para transformar um obsoleto complexo de quartéis militares em um novo eixo cultural e econômico da cidade.

Em dois meses, também será inaugurado o Kulturpark, com quatro grandes edifícios e outros pequenos pavilhões multiusos, "uma incubadora de empresas de ideias criativas", declarou Iveta Ninajová, diretora-executiva da Kosice-Turizmus.

Atualmente, o setor tecnológico emprega cerca de seis mil pessoas e, após o metalúrgico, é o principal gerador de trabalho.

Em sua aposta pela tecnologia, a cidade está preparando sua candidatura ao prêmio que a Unesco concede às indústrias criativas para o desenvolvimento.

Segundo a diretora-executiva da Kosice-Turizmus, trata-se de uma "transformação da cidade através da cultura", que também inclui uma nova concepção urbanística capaz de permitir o crescimento da cidade em outras direções.

Desta forma, a cidade quer deixar para trás seu passado industrial e histórico secundário: segunda cidade, após Budapeste, quando fazia parte da Hungria, e segunda agora na Eslováquia.

"Trata-se de uma cidade cuja beleza ficou durante muitos anos oculta pelo urbanismo soviético, pelas indústrias siderúrgicas e que durante muito tempo se sentiu maltratada e ignorada. Queremos mudar essa condição", finalizou Iveta.