Topo

Artista expõe sabão feito com gordura retirada em sua lipoaspiração

07/05/2013 21h02

Miami, 7 mai (EFE).- O artista Orestes de la Paz expõe em Miami, nos Estados Unidos, um sabão fabricado com a gordura que tiraram de seu próprio corpo por meio de uma lipoaspiração e que quis transformar em peças que também comercializa por US$ 1mil a unidade.

A obra "Making Soap" (Fazendo sabão), exposta no Museu Frost de Miami até o próximo dia 19 de maio, inclui um vídeo explícito que mostra imagens da lipo que o artista e estilista fez no pescoço.

O vídeo mostra também como Orestes ferve e manipula a gordura retirada para elaborar o sabão, assim como imagens de si mesmo se lavando com ele.

"Como homossexual, queria transformar algo que se considera sujo e vergonhoso em algo luxuoso, saudável e potencialmente curativo. Como artista de performance, esta me pareceu uma oportunidade de fechar o círculo da mercantilização da arte", explicou.

Segundo detalha, o sabão é feito com óleo de coco orgânico (30%), margarina vegetal orgânica (30%), gordura humana (25%) e banha de karité (15%).

"Sempre há certa quantidade de sangue, suor e lágrimas em cada trabalho artístico. Eu simplesmente fiz isso de forma mais explícita", declarou à revista "Miami New Times".

Na mostra os visitantes são estimulados a lavar as mãos com este particular sabão enquanto é projetado o eloquente vídeo, embora a projeção seja apagada quando entram na sala grupos de estudantes. EFE

mgl/rsd