Entretenimento

Livro recupera a "época de ouro" do cinema erótico brasileiro

03/05/2013 03h26

A atriz e fotógrafa brasileira Noelle Pine, que acaba de lançar o livro "Luz, cama, ação! Hollyboca", recupera em sua obra a época de ouro do cinema erótico do Brasil, nas décadas de 70 e 80, e, em particular, o polo cinematográfico paulista conhecido como "Boca do Lixo".

A "Boca do Lixo", em pleno centro de São Paulo, "era um lugar no qual viviam em harmonia intelectuais, eruditos, gênios, boêmios, cafetões e prostitutas", todos em função do cinema erótico da época, mas com o passar dos anos a região se degradou e muitos desses personagens foram esquecidos, assinalou Noelle à Agência Efe.

Noelle foi uma das musas do cinema erótico e do teatro brasileiros nos anos 80, e depois se radicou na Espanha, país onde viveu durante 18 anos e no qual desenvolveu sua carreira como fotógrafa.

O polo cinematográfico, com seus bares boêmios, teatros e salas de cinema famosas, como Windsor, Art Palácio e Marabá, "marcou um tempo áureo do cinema brasileiro, quando multidões formavam filas intermináveis para ver os filmes", apontou Noelle.

A autora, que na Espanha participou do reality show "Big Brother", quer com seu livro "promover o reconhecimento e a valorização do trabalho dos diretores, atores, distribuidores e outros profissionais dessa "fábrica de sonhos".

Para Noelle, a Rua do Triunfo "deveria ter sua calçada da fama para homenagear talentos indiscutíveis e tão heterogêneos que deixaram seu legado, muitas vezes, por seu próprio esforço".

A atriz, uma das pioneiras no Brasil dos ensaios fotográficos sensuais para mulheres que querem agradar aos seus parceiros, lamentou que essa rua, próxima à "cracolândia" de São Paulo, seja hoje "o cenário de um fenômeno social totalmente antagônico ao glamour vivido ali".

"Luz, cama, ação! Hollyboca", com a visão de uma de suas próprias protagonistas, conta também aspectos polêmicos e reveladores dos personagens famosos que inspiraram o furor desse gênero cinematográfico no Brasil.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo