Topo

Filha de Che Guevara apresenta livro sobre lado menos conhecido do pai

Aleida Guevara, filha do guerrilheiro Ernesto Che Guevara, durante visita ao Brasil, em 2011 - Rafael Andrade/Folhapress
Aleida Guevara, filha do guerrilheiro Ernesto Che Guevara, durante visita ao Brasil, em 2011 Imagem: Rafael Andrade/Folhapress

De Santiago (Chile)

02/05/2013 18h49Atualizada em 02/05/2013 19h13

Aleida Guevara, a filha mais velha do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, apresentou nesta quinta-feira (2), em Santiago do Chile, o livro "Evocación, Mi Vida al Lado del Che", escrito por sua mãe, Aleida March.

A primogênita de Che indicou que esta obra lembra a história de sua mãe "começando por ela mesma como uma mulher simples do campo cubano e as coisas que faz até chegar ao convencimento que deve incorporar-se ao Movimento de Libertação que há em Cuba nesse momento".

Além disso, "este livro percorre talvez uma parte menos conhecida de Che e que nos faz vê-lo como um homem mais completo", acrescentou Aleida Guevara em declarações recolhidas pela "Rádio Cooperativa'.

Aleida, que chegou procedente da Colômbia, apresentou também o "Projeto Editorial Che Guevara", que tem como objetivo divulgar material inédito do guerrilheiro de nacionalidade argentina.

"O mais importante disto é que é o Che por ele mesmo. Muitas vezes podem encontrar-se livros que dizem qualquer tipo de barbaridades e que não têm um rigor histórico, que não têm uma veracidade. É importante ler o Che por ele mesmo, o que ele disse, o que ele pensou, aí está", indicou.

Após sua passagem pelo Chile, Aleida, que também participará de um jantar de solidariedade com Cuba, visitará a Argentina, país no qual autografará exemplares do livro.