PUBLICIDADE
Topo

Festa Literária de Santa Teresa homenageará Ana Maria Machado

Ana Maria Machado - Pedro Carrilho/Folhapress
Ana Maria Machado Imagem: Pedro Carrilho/Folhapress

25/04/2013 02h03

A Festa Literária de Santa Teresa (Flist), o bairro mais boêmio e artístico do Rio de Janeiro, realizará sua quinta edição entre 4 e 5 de maio e a dedicará a Ana Maria Machado, informaram nesta quarta-feira (24) os seus organizadores.

A obra da escritora de literatura infantil e juvenil será destacada com leituras em grupo e debates que acontecerão em alguns dos espaços mais emblemáticos do bairro.

Ana Maria Machado, que estudou pintura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de Nova York, também desenvolveu uma longa trajetória no jornalismo e no rádio.

Embora tenha publicado uma dezena de títulos para adultos, dedicou-se mais à literatura infantil, com obras como "O menino Pedro e seu boi voador" (1979) e "Era uma vez três" (1980), além de textos de viés ecológico como "Um montão de unicórnios" (1983) e "Gente, bicho, planta - O mundo me encanta" (1984).

Ana Maria Machado obteve em 1997 o Prêmio Jabuti e em 2000 o Hans Christian Andersen, a láurea mais prestigiada das letras infantis, além do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em 2012.

Inspirada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece em julho, a Flist procura fomentar a leitura mediante a aproximação de autores e editores com seus leitores mediante diálogos e a apresentação de novidades.

Nesta edição, nas mesas-redondas serão discutidos temas como as novas formas de produção textual em blogs e as bibliotecas comunitárias, reuniões que serão acompanhadas por atividades como construção de brinquedos e concertos.