Topo

Vargas Llosa retorna ao romance com "O Herói Discreto"

Mario Vargas Llosa - EFE/Zipi
Mario Vargas Llosa Imagem: EFE/Zipi

24/04/2013 09h43

Mario Vargas Llosa retorna ao romance com "O Herói Discreto", sua nova e esperada obra, uma história de extorsões e vinganças na qual aparecem personagens já conhecidos do escritor, como o sargento Lituma, e que será lançado no próximo 12 de setembro na Espanha e América Latina.

Segundo Alfaguara, o selo que edita o livro do prêmio Nobel, o romance conta a história paralela de dois personagens: o organizado e cativante Felícito Yanaqué, um pequeno empresário de Piura, que é extorquido; e Ismael Carrera, um bem-sucedido homem de negócios, dono de uma seguradora em Lima, que elabora uma surpreendente vingança contra seus dois filhos preguiçosos que queriam vê-lo morto.

Por "O Herói Discreto" passam também velhos conhecidos do universo criativo do escritor peruano, como o sargento Lituma e os inconquistáveis, dom Rigoberto, dona Lucrecia e Fonchito, todos eles atuando agora em um Peru mais próspero.

Os dois protagonistas do novo romance de Vargas Llosa são, a seu modo, discretos rebeldes que tentam tomar as rédeas de seus próprios destinos, pois os dois encontram conflitos ao longo do texto.

Um livro cheio de humor, em clima de melodrama, que se passa no Peru atual, onde Piura e Lima já não são espaços físicos, mas reinos da imaginação povoados pelos personagens de Mario Vargas Llosa.

Vargas Llosa obteve os mais importantes prêmios literários: o Premio de la Crítica, o Biblioteca Breve, o Internacional Rómulo Gallegos, o Premio Cervantes, o Príncipe das Astúrias, o PEN/Nabokov e o Grinzane Cavour.