Topo

Caricaturista libanês Pierre Sadek morre aos 75 anos

Pierre Sadek colaborou para veículos de vários países - AFP
Pierre Sadek colaborou para veículos de vários países Imagem: AFP

24/04/2013 11h59

O famoso caricaturista libanês Pierre Sadek, que durante mais de 40 anos registrou em nanquim os fatos políticos mais importantes do país, morreu nesta quarta-feira (24) aos 75 anos por causa de uma longa doença.

Sadek colaborou com vários veículos locais, como os jornais Al Nahr e Al Diyar e a rede de TV "LBC"; e internacionais, como a "The New York Times Magazine", o "France Soir" e o "Washington Post".

Em dezembro de 2012, o presidente Michel Suleiman o condecorou com a Ordem de Comandante do Cedro e durante a cerimônia o então ministro da Informação Walid Dauk afirmou que Sadek "soube chegar ao coração de todos os libaneses".

Meses antes, o desenhista precisou enfrentar uma violenta campanha contra ele por ter publicado uma caricatura do chefe do grupo xiita Hezbollah, o xeque Hassan Nasrallah, no jornal "Al Yamiriya".

Sadek foi condecorado também em 1972 pelo então presidente Suleiman Franjieh e obteve duas vezes o prêmio do poeta Said Akl. Organizou várias exposições no exterior e é autor de quatro livros, entre eles "Caricatura Sadek" e "Béchir".

O caricaturista se considerava "um redator que se expressa através de uma galeria de retratos" e "testemunha de uma história que se faz e se desfaz".