Topo

São Paulo recebe exposição inédita no país sobre história dos Jogos Olímpicos

16/04/2013 17h44

São Paulo, 16 abr (EFE).- A exposição "Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte", organizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e inédita no Brasil, abriu nesta terça-feira as portas ao público em São Paulo, como uma preliminar da programação que antecederá a edição de 2016 do evento, em 2016.

"Para nós, é muito importante que os Jogos Olímpicos sejam realizados no Brasil, que esta exposição chegue pela primeira vez ao país e que milhares de crianças possam aproveitá-la. É uma mostra de caráter educativo", afirmou à Agência Efe o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

"Esperamos colaborar em tudo o que for possível para fazer dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro todo um sucesso para o país esportivo", acrescentou.

A exposição reúne cerca de 300 peças do acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, no Centro Cultural Fiesp, no centro da capital paulista. Serão exibidos medalhas, uniformes, tochas, lembranças de atletas, vídeos, fotos, mascotes, cartazes e brinquedos comemorativos, entre outros artigos.

Aberta na noite desta segunda-feira por autoridades como o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador Local (Locog), Carlos Arthur Nuzman, a mostra se estenderá até o dia 30 de junho.

Nuzman destacou que o Brasil aproveitou a remodelação do Museu do COI para trazer a maior quantidade de peças possíveis para a exposição, divida em oito módulos e com entrada gratuita para o público.

As sessões foram denominadas "Jogos da antiguidade", "O sonho de Coubertin", "Acendendo a Tocha", "Cerimônias", "Esportes e Medalhas", "Mascotes", "Memorabília" e "Time Brasil". Em agosto, a exposição será levada ao Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro.

O discurso feito em 1892 pelo Barão de Coubertin, com a proposta de realização dos Jogos Olímpicos na era moderna, e o uniforme do tenista suíço Roger Federer, medalha de ouro em Pequim-2008, são algumas das relíquias da exibição.