Topo

World Press Cartoon premia trabalhos de dois brasileiros em Portugal

13/04/2013 09h21

Lisboa, 13 abr (EFE).- Os brasileiros Jarbas Domingos e Greg, o argentino Pablo Lobato e o espanhol Javier Carbajo foram premiados na nona edição do "World Press Cartoon" por suas caricaturas a Nelson Mandela, Evo Morales e Lionel Messi, respectivamente.

Anunciados como de costume na cidade portuguesa de Sintra, os prêmios também homenagearam o colombiano Raúl Fernando Zuleta, que ficou com o terceiro lugar na categoria "desenho humorístico" por "Mulher livre", publicado na revista peruana "El Mundo de Karry", informaram neste sábado os organizadores.

O brasileiro Greg ficou em terceiro lugar na categoria "caricatura editorial" por "O maior inimigo dos Estados Unidos", publicado no "Diário de Pernambuco".

Jarbas, também de Pernambuco e do mesmo jornal, ganhou o segundo lugar por uma caricatura de Mandela publicada em dezembro de 2012 e considerou a peça premiada uma homenagem ao trajeto do histórico dirigente sul-africano.

O argentino Lobato, por sua vez, foi o vencedor na seção de "caricatura pessoal" por seu desenho de Evo Morales publicado na revista chilena "¿Que passa?" em junho de 2012.

"Tenho um estilo muito marcado, que utiliza muito a geometria, as cores planas e algo como uma 'maquiagem cubista'. Tudo isso deu um resultado ideal e resumiu muito bem o estilo de Morales e seu modo de ser simples e tranquilo", declarou o desenhista argentino.

O espanhol Javier Carbajo ficou com o terceiro lugar pelo retrato da estrela argentina do Barcelona publicada na revista humorística "El Jueves" em novembro do 2012.

O prêmio principal da organização foi para o grego Michael Kountouri pelo trabalho "Equipe de resgate da UE", publicado na revista grega "Efimerida Ton Syntakton" em dezembro de 2012.

Os prêmios foram definidos por um júri internacional presidido pelo caricaturista português Antonio Antunes.