Topo

Obra de Picasso deixa R.Unido após 89 anos por falta de comprador britânico

12/04/2013 13h16

Londres, 12 abr (EFE).- O quadro "Criança com pomba", do pintor espanhol Pablo Picasso, deixará o Reino Unido depois nove décadas por conta do fim do prazo de um ano estabelecido para encontrar um comprador britânico, informou nesta sexta-feira a rede "BBC".

A pintura a óleo de 1901, que marca a transição do pintor cubista para seu "período azul", foi vendida em março do ano passado por 50 milhões de libras (US$ 76,8 milhões) a um comprador estrangeiro, mas o Governo britânico impediu temporariamente sua saída do Reino Unido.

Sob recomendação do Arts Council England, organismo com autoridade para decidir se as obras de arte importantes podem ser vendidas no exterior, o Executivo do Reino Unido fixou um prazo limite de 12 meses para encontrar um comprador nacional.

Atingida a data e sem que ninguém tenha conseguido reunir a quantia necessária, o Picasso deixará o país, de acordo com o diretor deste organismo, Richard Inglewood, que qualificou isso como "vergonhoso".

"É vergonhoso que as instituições não conseguiram reunir os fundos necessários para manter esta maravilhosa obra de arte no país", lamentou Inglewood em entrevista à "BBC".

"Criança com pomba" é um quadro muito querido em Londres, onde esteve cedido de 1970 a 2010 à National Gallery por seus anteriores proprietários, uma família aristocrata galesa que adquiriu o quadro mais de 20 anos após sua chegada à Inglaterra, em 1924.

Os especialistas consideram esta pintura "chave" para entender a evolução do artista desde um impressionismo inicial a uma estética mais matizada, que pode ser apreciada nos traços regulares com os quais Picasso desenha uma criança segurando uma pomba em tons azuis e verdes escuros.