Entretenimento

"BBC" executará apenas 4 segundos da música que liga Thatcher à bruxa de 'Oz'

12/04/2013 14h25

Londres, 12 abr (EFE).- A cadeia "BBC" anunciou nesta sexta-feira que executará apenas "quatro ou cinco segundos" da canção "Ding Dong! The Witch is Dead" ("Ding Dong! A Bruxa Morreu"), que chegou às paradas e bateu recorde de vendas no Reino Unido após a morte de Margaret Thatcher na última segunda.

O tema, original do filme "O Mago de Oz" (1939), celebra a morte da "Bruxa má do Leste", um dos personagens do clássico longa-metragem que foi relacionado à imagem da chamada "Dama de Ferro" através de uma campanha iniciada na internet por seus críticos e opositores.

Após a morte de Thatcher, que morreu aos 87 anos em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), a canção chegou ao terceiro lugar das paradas do Reino Unido com mais de 20 mil cópias distribuídas, de acordo com a lista da "The Official Charts", o organismo que certifica as vendas da indústria musical britânica.

Por ter alcançado essa surpreendente posição, a faixa conseguiu garantir sua execução em um famoso programa de rádio da "BBC", o qual repassa as músicas favoritas dos britânicos a cada domingo.

"A 'BBC' considera essa campanha desagradável, mas não acredita que a canção deva ser proibida de ser tocada", indicou a emissora, que assinalou que realizará um corte dessa canção, que tem uma duração total de 51 segundos, dentro de um "contexto informativo".

A medida responde à polêmica gerada pela possível execução da faixa diante de sua contínua escalada no ranking, um fato que enfureceu os partidários de Margaret Thatcher e gerou inúmeros descontentamentos via Twitter.

O responsável da emissora de rádio pública que emite o programa, Ben Cooper, explicou que essa reprovação "é compreensível", mas, por outro lado, o espaço musical "não pode ignorar" a ascensão de uma canção que "reflete o ponto de vista de uma enorme porção do público" da emissora.

A proibição total do tema foi descartada "para não dar oxigênio e nem publicidade extra" aos organizadores da campanha e, por isso, só será executado "quatro ou cinco segundos" da música junto com uma explicação sobre o avanço deste tema dentro do ranking.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo