Topo

Brasil domina premiação do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa

10/04/2013 21h31

Lisboa, 10 abr (EFE).- O longa-metragem "Coleção Invisível", de Bernard David Attal, e o curta "Cowboy", de Tarcísio Lara Puiati, ambas produções brasileiras, arrebataram nesta quarta-feira os dois principais prêmios do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin).

O prêmio CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) foi entregue para outra obra brasileira, "Cartas para Angola", produção conjunta de Coraci Ruiz e Júlio Matos

"A Coleção Invisível", protagonizado por Vladimir Brichta e Walmor Chagas, mostra a história de um jovem comerciante de antiguidades que viaja à Bahia procurando resolver seus problemas financeiros e redescobre um pouco de sua história familar.

Já em "Cowboy", o personagem que protagoniza a obra, relata diferentes episódios de sua vida, transitando entre a realidade e a ficção.

Além destes prêmios, Leandra Leal e Lázaro Ramos foram agraciados nas categorias melhor atriz e melhor ator, respectivamente. Leandra venceu por sua atuação no filme "Bonitinha, mas ordinária", enquanto Lázaro pelo trabalho em "O Grande Kilapy".

Fernanda Montenegro recebeu menção especial por seu papel no curta-metragem "A Dama do Estácio". Outra obra brasileira, "Colegas", de Marcelo Galvão, recebeu tanto menção especial, como o prêmio do público.

Os dois prêmios principais do FESTin contaram com prêmio em dinheiro arrecadado através de campanha de financiamento coletivo ("crowdfunding"), que permitiu a entrega de 2,5 mil euros para o melhor longa e 500 euros para o melhor curta.

Na quarta edição do festival, que reúne obras de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste foram exibidos 80 filmes e na mostra competitiva foram inscritos 11 longas e 20 curtas.