Topo

Estudantes egípcios traduzem para árabe poemas de autores hispano-americanos

07/04/2013 13h23

Cairo, 7 abr (EFE).- Estudantes egípcios de espanhol traduziram poemas de vários autores hispano-americanos, reunidos em uma seleção que devem recitar nos próximos dias tanto em árabe como em espanhol.

A presidente da Associação de Hispanistas do Egito, Nagwa Mehrez, detalhou neste domingo, em entrevista coletiva, que mais de 50 alunos elegeram e traduziram essa poesia de acordo com seu nivel de espanhol.

Dessa forma, os versos do argentino Jorge Luis Borges, do chileno Pablo Neruda, do peruano César Vallejo e do uruguaio Mario Benedetti, entre outros, serão recitados entre os próximos dias 9 e 10 nas salas de aula das universidades do Cairo e Ain Shams.

Com a colaboração de 16 países de fala hispana e quatro universidades egípcias, o Instituto Cervantes e a Associação de Hispanistas do Egito organizaram essa iniciativa para que o público egípcio tenha mais conhecimento sobre a poesia em espanhol do século XX.

Segundo o diretor do Instituto Cervantes no país árabe, Eduardo Calvo, a ideia surgiu após escutar em Argel um poema de Borges dedicado à Espanha que tinha sido traduzido para árabe.

A obra de outros escritores menos conhecidos fazem parte da lista, que foi confeccionada com as sugestões das embaixadas de diferentes países junto com o critério dos organizadores.

Também foram incluídas obras de mulheres que se destacaram no âmbito da poesia, apesar das sociedades "extremamente machistas" nas quais viveram no século XX, como lembrou no ato de apresentação o cônsul chileno no Egito, Diego Araya.

Entre elas, figuram a chilena Gabriela Mistral, a argentina Silvina Ocampo e a uruguaia Juana de Ibarbourou.

No caso da Espanha, foram escolhidos para a tradução um poema de Federico García Lorca, e outros dois dos Nobel de Literatura Juan Ramón Jiménez e Vicente Aleixandre.

Outros poemas previamente selecionados foram descartados por razões como a dificuldade em sua tradução, o que ocorreu com os equatorianos Alfonso Barreira Valverde e Alfredo Gangotena.