Topo

SÍRIA CONFLITO

13/03/2013 14h00

Por ocasião do segundo aniversário do início das revoltas que desencadearam uma guerra civil na Síria, que será completado no próximo dia 15, a Agência Efe envia hoje uma série especial de matérias com os seguintes conteúdos:.

GUERRA - Cairo/Damasco - A onda de protestos que começou há dois anos, no calor da primeira árabe na Síria, deu passagem a uma cruel guerra civil, com mais de 70 mil mortos e um final difícil de prever perante os fracassos das tentativas de mediação internacional.

MEDIAÇÃO - Madri/Cairo - O apoio da China e da Rússia ao regime de Damasco no Conselho de Segurança impediu a ONU de atuar no conflito na Síria e, ao mesmo tempo, deu oxigênio ao presidente Bashar al Assad em meio a uma guerra civil que matou milhares de pessoas em pouco mais de dois anos. Por Rafael Molina.

REFUGIADOS - Madri/Cairo - Mais de 1 milhão de sírios, metade deles crianças, já escaparam do país durante os dois anos de um conflito que põe em xeque os países vizinhos, que abriram as portas generosamente apesar de seus poucos recursos. Por Marta Rullán.

PRIMAVERA ÁRABE - Redação Central - O presidente da Síria, Bashar al Assad, cujo país vive uma guerra civil que já causou 70 mil mortes, luta a sangue e fogo contra uma primavera árabe que brotou em 2011 em Tunísia, Egito, Líbia e Iêmen, países agora imersos em processo de transição rumo à democracia. Por Milagros Sandoval.

E ainda: uma cronologia com os fatos mais importantes que a Síria viveu nos últimos dois anos.