Topo

Homem é preso por roubo de obra de Dalí em Nova York

Imagem divulgada pela polícia da pintura "Cartel des Don Juan Tenorio", de 1949, de Salvador Dali - AP Photo/New York Police Department
Imagem divulgada pela polícia da pintura "Cartel des Don Juan Tenorio", de 1949, de Salvador Dali Imagem: AP Photo/New York Police Department

19/02/2013 22h34

Autoridades prenderam um homem acusado de roubar em 2012 o desenho "Cartel de Don Juan Tenorio", do artista espanhol Salvador Dalí, de uma galeria de arte de Nova York, segundo informou nesta terça-feira a Procuradoria de Manhattan em comunicado.

O acusado, Phivos Istavrioglou, de 29 anos, foi detido no sábado (16) no aeroporto John F.Kennedy,  de Nova York, após uma investigação que começou no ano passado, quando roubou a obra realizada por Dalí em 1949 e avaliada em aproximadamente US$ 150 mil.

Segundo explicou o procurador do distrito, Cyrus Vance, as câmeras de vigilância da galeria gravaram um homem no momento em que colocava a obra em uma bolsa de compras.

Estas imagens foram divulgadas pelos meios de comunicação e, posteriormente, o desenho foi enviado por correio da Grécia - e de forma anônima - à galeria nova-iorquina.

"Este roubo descarado em uma galeria de Manhattan é o último de uma série de casos de roubo e fraude no mundo da arte que meu escritório processou", assinalou Vance, que qualificou o furto de "surrealista".

As autoridades identificaram o acusado por uma impressão digital que havia no desenho, comparada depois a de um roubo anterior que Istavrioglou havia cometido em um mercado de Manhattan.

A detenção aconteceu depois que Istavrioglou viajou para Nova York, convidado por um detetive da polícia que se fez passar por um gerente de negócios de uma galeria de arte.

Istavrioglou foi detido no próprio aeroporto e acusado de roubo de segundo grau. Ele agora será julgado pela Suprema Corte de Nova York.

Nos últimos anos, a Procuradoria de Manhattan averiguou vários delitos no mundo da arte, como a falsificação de pinturas de Damien Hirst, o roubo de três obras de Claude Monet e de seis pinturas valiosas do Hotel Chambers.