Topo

John Galliano volta a causar polêmica ao se vestir de judeu ortodoxo

13/02/2013 15h55

Nova York, 13 fev (EFE).- O costureiro John Galliano, que foi muito criticado há dois anos por seus comentários antissemitas, voltou a causar polêmica após ser visto em Nova York com uma roupa típica dos judeus ortodoxos, segundo publicou nesta quarta-feira o jornal "New York Post".

Galliano foi fotografado na terça-feira saindo de um edifício em Manhattan a caminho do estúdio de Óscar de la Renta, onde vem realizando nas últimas semanas um trabalho que representa sua volta ao mundo da moda após deixar, há dois anos, o cargo de diretor da Dior.

A imagem mostra o provocativo costureiro britânico com uma roupa muito similar a usada pelos judeus hassídicos: chapéu negro largo, longo paletó negro e mechas de cabelo encaracolado em ambos os lados da cabeça.

A roupa despertou a indignação de líderes civis e religiosos da grande comunidade judaica de Nova York, como o chefe comunitário de Williamsburg, Isaac Abraham, que disse ao "New York Post" que "parece que o penteado foi feito de propósito para insultar".

O excêntrico costureiro foi demitido em 2011 pela casa francesa Christian Dior após ser acusado de preferir insultos antissemitas contra três pessoas e de ser divulgado um vídeo onde aparece alcoolizado em um bar de Paris manifestando sua admiração por Adolf Hitler.

"Se fosse qualquer outra pessoa não saberia o que dizer. Mas levando em conta quem é este tipo, considerando seu histórico e o que disse no passado, que explique a todos se está rindo de nós", afirmou Dov Hikind, um dos líderes da comunidade judaica do Brooklyn.

Nos últimos dois anos, Galliano se tratou de seu alcoolismo e em janeiro declarou à publicação "Women's Wear Daily" que lamentava ter "ferido outras pessoas, especialmente membros da comunidade judaica", e disse estar "comprometido a ressarcir" a quem atacou.

O costureiro recebeu uma segunda oportunidade no mês passado pelas mãos de Óscar de la Renta, que o convidou ao seu estúdio para trabalharem juntos, uma colaboração que foi vista ontem à noite no desfile do dominicano na Semana de Moda de Nova York.