Topo

Sambódromo do Rio de Janeiro se enfeita para a grande festa do carnaval

10/02/2013 15h33

Jaime Ortega Carrascal

Rio de Janeiro, 10 fev (EFE).- O sambódromo do Rio de Janeiro se enfeitou neste domingo para ser palco da primeira noite do desfile Grupo Especial das escolas de samba, o principal atrativo do carnaval carioca.

Seis escolas do Grupo Especial desfilarão a partir das 21h (horário de Brasília) pela Marquês de Sapucaí - que será tomada por música, luzes, fantasias, carros alegóricos e muita cor-, e só devem deixar a avenida no início da manhã de segunda-feira.

Na noite de segunda-feira, aliás, tem o segundo dia de desfiles do Grupo Especial, que se prolongará até o amanhacer de terça-feira.

O desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí é definido pelas autoridades como o "maior espetáculo da Terra".

Para que tudo saia com o previsto no roteiro, um batalhão de operários, eletricistas, técnicos de som, pessoal da limpeza e encarregados do abastecimento em geral circulam pelo sambódromo para deixar tudo pronto para as duas grandes noites.

Funcionários da Prefeitura percorriam toda a pista, que possui mais de 500 metros, com um caminhão cisterna para lavá-la com jatos de água, enquanto trabalhadores da empresa de eletricidade subiam em guindastes e revisavam as potentes lâmpadas que iluminam o local.

Também estavam no local trabalhadores de diversas empresas que abasteciam os restaurantes e camarotes reservados por empresas para um numeroso, mas ao mesmo tempo seleto grupo de convidados.

Um desses é o Camarote Brahma, o mais cobiçado do carnaval e que sempre está refleto de celebridades nacionais e internacionais, um lugar privilegiado que conta com todas as mordomias para acompanhar os desfiles das escolas.

"São 60 dias de montagem da infraestrutura com 700 pessoas trabalhando o tempo todo", disse à Agência Efe Gil Carril, produtor do Camarote Brahma, enquanto supervisionava os trabalhadores que descarregavam todos os tipos de bebidas para os 1.600 convidados desta noite.

Segundo Carril, entre os confirmados deste domingo estão a atriz americana Megan Fox, o holandês DJ Tiesto, os jogadores Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Ganso e o já aposentado Ronaldo Nazario, assim como os cantores e compositores Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz.

Para atender aos convidados, a empresa disporá em cada noite de desfiles de 48 mil latas de cerveja, 220 barris de chopp clara de 50 litros cada um e outros 200 de 30 litros de chopp escura, 6 mil garrafas de água e 2 mil de refrigerante, assim como comidas diversas, segundo Carril.

Enquanto isso, na avenida Presidente Vargas, acesso das escolas de samba ao sambódromo, outro Exército de operários trabalhava em tarefas de instalação e retocavam os carros alegóricos que farão parte dos desfiles.

Integrantes do Salgueiro, a segunda escola a se apresentar nesta noite, ajudavam a colocar no alto de seu primeiro carro, dedicado ao faraó Tutancâmon, esculturas de figuras do antigo Egito, enquanto outros trabalhadores davam uma mão de pintura, colavam peças soltas e instalavam luzes e efeitos especiais.

O desfile da Salgueiro, que será dedicado à fama, a eterna e a passageira, será precedido pelo da escola Inocentes de Belford Roxo, que estreia no Grupo Especial do carnaval com um desfile dedicado a Coreia do Sul.

A Unidos da Tijuca, escola campeã do ano passado, apresentará no sambódromo uma viagem pela "Alemanha encantada", que será seguido pela União da Ilha do Governador, que homenageará em seu desfile o poeta Vinícius de Moraes.

A quinta escola a se apresentar será a Mocidade Independiente de Padre Miguel, cujo desfile contará a história do festival Rock in Rio, enquanto a Portela fechará a noite com um desfile dedicado ao bairro de Madureira, popular do Rio de Janeiro e onde nasceu esta escola há 90 anos.