Topo

"Argo" leva Bafta de melhor filme e melhor diretor

10/02/2013 20h30

Londres, 10 fev (EFE).- O longa americano "Argo" conquistou neste sábado os prêmios de melhor filme e melhor diretor, com Ben Affleck, concedidos pela Academia do Cinema Britânico (BAFTA).

A maior festa do cinema britânico, realizada no majestoso Royal Opera House de Londres, distribuiu seus prêmios anuais em uma cerimônia que contou com superproduções como "Lincoln", de Steven Spielberg, que recebeu dez indicações, mas acabou levando apenas uma estatueta, a de melhor ator para o britânico Daniel Day-Lewis.

"Argo", o terceiro filme dirigido pelo ator Ben Affleck, ganhou além disso outro prêmio, o de melhor edição.

Porém, o filme que obteve o maior número de prêmios foi o musical "Os Miseráveis", que conquistou quatro estatuetas como melhor maquiagem, melhor som, melhor atriz coadjuvante e melhor design de produção.

A francesa Emmanuelle Riva, de 85 anos e que ficou famosa com o filme "Hiroshima, meu amor" (1959), venceu o prêmio de melhor atriz por seu papel no filme "Amor", do austríaco Michael Hanese, também vencedor do prêmio de melhor filme estrangeiro.

O prêmio Bafta de melhor ator coadjuvante foi para Christoph Waltz por seu papel em "Django Livre", de Quentin Tarantino, filme que além disso conquistou o prêmio de melhor roteiro original.

Anne Hathaway foi a ganhadora do Bafta de melhor atriz coadjuvante por seu papel no musical "Os Miseráveis".

Já o prêmio de melhor filme britânico foi para "007- Operação Skyfall", a última fita da saga de James Bond. O filme venceu também o prêmio de melhor trilha sonora original.

Entre as surpresas da noite, a comédia "O Lado Bom da Vida", uma história de amor protagonizada por um esquizofrênico e uma menina peculiar, que levou o Bafta de melhor roteiro adaptado.

"As Aventuras de Pi", filme dirigido por Ang Lee, que foi indicado a nove prêmios, levou o de melhor efeito especial e fotografia.

A grande festa do cinema britânico, que foi realizada apenas duas semanas antes do Oscar, reuniu em Londres uma impressionante quantidade de "estrelas" que desfilaram pelo tapete vermelho sob chuva e uma temperatura de zero graus. EFE

psh-cdb-pau/ff