Topo

Milhares de pessoas ignoram o sol forte para acompanhar o Galo da Madrugada

09/02/2013 14h59

Recife, 9 fev (EFE) - Andando pelas ruas de Recife, a sensação que se tem é que cada grupo de amigos organiza um dos milhares de blocos que tomam as ruas da capital pernambucana nos dias de Carnaval - e, se for assim, não seria exagero afirmar que todos eles se encontram no Galo da Madrugada, que neste sábado fez mais um desfile para entrar para a história.

A ocasião não poderia ser mais especial. Além de ser Sábado de Zé Pereira, o desfile aconteceu justamente em 9 de fevereiro, Dia do Frevo, ritmo agraciado com o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco no ano passado.

Desde as primeiras horas da manhã, milhares de foliões ignoraram o calor escaldante, que causava uma sensação térmica típica do meio-dia já às 7h, e tomaram a Ponte Duarte Coelho, onde estava a escultura do galo gigante.

Considerado pelo Guinness Book, o livro dos recordes, o maior bloco de carnaval do mundo em 1995, o Galo da Madrugada desfila neste ano com o tema "O Rio São Francisco deságua no mar do frevo" e conta com mais de 25 trios elétricos e 40 artistas que prometem animar o público até o início da noite.

Pouco antes do início da festa, uma breve chuva serviu para aliviar o calor do público, mas a água caiu apenas por dois minutos e logo abriu passagem para a volta do sol forte para delírio da multidão.

As amigas Carla e Maria chegaram à concentração por volta das 9h e aguardaram animadas pelo primeiro trio, que apareceu apenas por volta de 12h30.

"Acho que está mais vazio que no ano passado, mas a escultura do galo nunca esteve tão bonita", afirmou Carla à Agência Efe, lembrando que em 2012 algumas estimativas apontaram que mais de dois milhões de pessoas seguiram o bloco.

Ainda que não atinja números astronômicos dessa vez, a multidão já fez a alegria de Dona Rosa, que reservou todo seu estoque de cerveja do Carnaval para ser vendido apenas neste sábado.

"É uma estratégia que adotei este ano. Vender tudo em apenas um dia para depois aproveitar o resto da folia. Se sobrar alguma coisa, meus filhos vão para a rua", declarou a vendedora folia.

O bloco, criado pelo já falecido carnavalesco Enéas Freire em 1978, será puxado neste sábado por artistas como maestro Spok, Carlinhos Brown, Fafá de Belém, Toni Garrido, Luiza Possi, Gaby Amarantos e Elba Ramalho, entre outros.

E este é apenas o início de uma grande festa que não vai parar até a próxima quarta-feira. Afinal, como diz o hino oficial do bloco, o Carnaval (apenas) começa no Galo da Madrugada.