Topo

Bruce Springsteen recebe hoje prêmio de Personalidade do Ano

Bruce Springsteen se apresenta no Concert for Sandy Relief no Madison Square Garden, em Nova York, em dezembro - Dave Allocca/AFP
Bruce Springsteen se apresenta no Concert for Sandy Relief no Madison Square Garden, em Nova York, em dezembro Imagem: Dave Allocca/AFP

08/02/2013 08h44

O cantor e compositor Bruce Springsteen recebe nesta sexta-feira o prêmio de Personalidade do Ano da Academia da Gravação, entidade que concede os prêmios Grammy, em sua 55ª edição no domingo (10).

O prêmio será entregue a Springsteen, por seu legado musical e filantrópico, durante um jantar beneficente no centro de convenções de Los Angeles, que incluirá uma série de atrações musicais, como Alabama Shakes, Jackson Browne, Kenny Chesney, Ben Harper, Emmylou Harris, Faith Hill, Jim James e Elton John.

Outros que se apresentarão são o colombiano Juanes, John Legend, Natalie Maines, Tim McGraw, Tom Morello, Mumford & Sons, Patti Smith, Mavis Staples, Sting, Eddie Vedder e Neil Young.

O comediante e apresentador de TV Jon Stewart será o mestre de cerimônias da festa. A premiação integra as atividades da Fundação MusiCares, associada à Academia da Gravação, cuja finalidade é dar subsídio aos músicos que passam por dificuldades financeiras, médicas e pessoais.

"Springsteen é um artista do Renascimento de nosso tempo e verdadeiramente talentoso, um tesouro nacional e um ser humano exemplar. Sua carreira é um testemunho do poder da excelência criativa e sua contribuição filantrópica fala da tenacidade do espírito humano", disse Neil Portnow, presidente da Academia.

Na festa, haverá ainda um leilão de objetos de luxo exclusivos e artigos que pertenceram a várias celebridades.

História

A trajetória profissional de Springsteen abrange praticamente 40 anos. Começou em 1973, quando a gravadora Columbia Records lançou seu disco "Greetings From Asbury Park, N.J.".

Dois anos depois, revistas como "Time" e "Newsweek" já consideravam o artista um novo fenômeno nacional.

O roqueiro lançou 17 discos de estúdio e conquistou 20 prêmios Grammy. Springsteen também levou um Oscar pelo tema "Streets Of Philadelphia", do filme "Filadélfia" (1993).

Springsteen entrou para o Rock and Roll Hall of Fame e em 2009 foi homenageado pelo Kennedy Center.