Topo

Entretenimento

AfroReggae usará urina de foliões para mover trio elétrico no carnaval do Rio

08/02/2013 18h56

Rio de Janeiro, 8 fev (EFE).- A ONG AfroReggae anunciou nesta sexta-feira que usará a urina dos próprios foliões para abastecer e movimentar seu trio elétrico no carnaval de rua do Rio de Janeiro.

A iniciativa, chamada "urinando e andando", foi confirmada hoje pela ONG, famosa por promover a inclusão social de jovens nas comunidades da cidade e afastá-los da violência.

Segundo o AfroReggae, o "trio elétrico" adaptado percorrerá a praia de Ipanema na próxima segunda-feira movido somente com a energia gerada pela urina dos foliões, que passará a ser coletada a partir de amanhã em um mictório especial.

O sistema, situado no Posto 9 de Ipanema, transforma o fluxo de urina em uma força que movimenta um dínamo para gerar energia elétrica, assim como ocorre nas centrais hidrelétricas, mas em menor escala.

A energia produzida através da urina será armazenada em baterias especiais, que, por sua vez, serão capazes de sustentar toda a estrutura elétrica do trio, incluindo os equipamentos usados pelos artistas.

Segundo a ONG, este projeto busca "incentivar o povo a urinar no local correto", já que os desfiles do carnaval de rua do Rio, que são acompanhados de um abundante consumo de cerveja, se transformaram em um problema de higiene e imagem para a cidade.

Há dois anos, por conta deste fato, as autoridades do Rio de Janeiro declararam guerra aos foliões que urinavam na rua, prática muito comum nos dias do carnaval. Alguns foliões chegaram a ser detidos por conta desta ação.

Ricardo Jon, diretor da agência JWT, explicou que pretendia "transformar um assunto delicado, que gerou muita polêmica anteriormente, em uma coisa mais leviana e divertida, como o próprio carnaval". "Compensaremos a aqueles que urinem no lugar correto com muita música", completou.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento