Topo

Entretenimento

Vaticano disponibiliza manuscritos de sua biblioteca na internet

Reprodução/Biblioteca Apostólica Vaticana
Página de um dos manuscritos disponibilizados online pela Biblioteca do Vaticano Imagem: Reprodução/Biblioteca Apostólica Vaticana

Cidade do Vaticano

30/01/2013 20h27

O Vaticano colocou nesta quarta-feira (30) à disposição dos internautas os primeiros 256 manuscritos da Biblioteca dos Papas, graças a um projeto que pretende disponibilizar na internet mais de oitenta mil documentos.

Até agora, os manuscritos tinham permanecido fechados na Biblioteca do Vaticano protegidos por rígidas medidas de segurança e conservação e só podiam ser consultados por 250 especialistas, informou hoje o jornal "Il Corriere della Sera".

O projeto pretende pôr à disposição de qualquer pessoa as páginas destes documentos, que serão digitalizados com o uso de uma tecnologia da Nasa, empregada para conservar as imagens de suas missões espaciais.

Um dos objetivos com a digitalização é evitar a deterioração dos manuscritos devido à prolongada consulta direta dos especialistas.

O projeto nasceu de um acordo entre a Biblioteca do Vaticano e a Biblioteca Bodleiana de Oxford, feito em abril de 2012, para disponibilizar seus textos na internet com consulta gratuita.

Os documentos incluem obras de Homero, Platão, Sófocles, Hipócrates, manuscritos judaicos e alguns dos primeiros livros italianos impressos durante o Renascimento e podem ser consultados no site da biblioteca.

A Biblioteca do Vaticano foi criada por volta do ano 1450 pelo papa Nicolás 5º, nos fundos de sua própria biblioteca pessoal. Entre suas joias estão o "Codex Vaticanus", um dos mais antigos manuscritos da Bíblia grega que se tem notícia.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento