Topo

Músicos da Argentina, Brasil e Uruguai se reúnem em festival de Jazz

12/01/2013 17h46

Montevidéu, 12 jan (EFE).- Quase 300 músicos da Argentina, Brasil e Uruguai participam do sétimo encontro internacional "Jazz à rua", que começa neste sábado na cidade uruguaia de Mercedes e tem como objetivo "divulgar e compartilhar todo tipo de música", assinalaram fontes da organização.

A maioria dos participantes "optam por fundir" música de seus respectivos países com jazz para "conseguir uma mistura interessante e de selo próprio", destacou à Agência Efe Leandro Estévez, um dos organizadores.

O encontro tem a particularidade que cada noite, durante uma semana, são combinados concertos em um palco situado junto ao porto da cidade com toques de rua nos principais pontos do centro de Mercedes, localizada a 280 quilômetros ao noroeste de Montevidéu e próxima à fronteira com a Argentina.

"Todos os espetáculos são gratuitos e a ideia é que a música chegue e deixe uma mensagem a todos os presentes", acrescentou.

Por isso, além dos concertos, são realizadas oficinas e clínicas dos músicos "com acesso totalmente livre" e para "difundir cada vez mais o jazz e também outros gêneros musicais a todo o povo".

Na cerimônia inaugural deste sábado à noite participará a ministra de Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichián.

"Jazz na rua" é uma iniciativa privada de um grupo de músicos de Mercedes "que foi crescendo ano a ano" e conta com o apoio do Ministério da Educação e Cultura e da Intendência do departamento de Soriano, do qual Mercedes é a capital.

No palco onde os grupos se apresentam, situado às margens do Rio Negro, "cada noite cerca 5 mil pessoas participam dos espetáculos", assinalou Estévez.

O sétimo encontro internacional de "Jazz à rua" se estenderá até 20 de janeiro.