Entretenimento

Escritor mexicano diz que ninguém mais pede literatura mágica e exótica

12/01/2013 16h26

São Paulo, 12 jan (EFE).- O escritor mexicano Jorge Volpi afirmou que ninguém mais exige o "exótico" e o "mágico" aos escritores latino-americanos, embora reconheceu o legado que os autores desse estilo deixaram às novas gerações em declarações ao site do jornal "Folha de S. Paulo".

"Hoje ninguém mais exige ao escritor latino-americano que seja exótico e fale sobre a vida mágica de alguma vila idílica, mas ao mesmo tempo há respeito pelo que deixaram Vargas Llosa, García Márquez, Carlos Fuentes", disse Volpi em entrevista desde o México.

Expoente da chamada geração "craque" da nova literatura mexicana, que nos anos 90 rompeu com o "realismo mágico" que marcou a obra de seus antecessores, Volpi acaba de lançar o romance "La Tejedora de Sombras", que se desenvolve em Nova York na década de 20.

Na história, o médico Henry Murray e sua mulher, Christiana Morgan, viajam para Suíça para serem analisados por Carl Gustav Jung (1875-1961).

O autor de "Na busca de Klingsor" estudou os diários e cartas do casal depois das consultas com Jung.

Crítico do governante Partido Revolucionário Institucional (PRI), o escritor considera que seu país vive "um bom momento político" e nesse sentido destacou o movimento "YoSoy132", que na última campanha eleitoral levou milhares de jovens às ruas.

"Eles podem ser desarticulados, mas a verdade é que mudaram a agenda dos candidatos, trazendo temas que estavam relegados, como a reforma da educação, a participação dos meios televisivos no jogo político e a guerra ao narcotráfico", ressaltou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo