PUBLICIDADE
Topo

Prefeito da Bélgica se veste de Asterix para dar boas-vindas a Depardieu

Prefeito Daniel Senesael se veste de Asterix para receber o ator Gerard Depardiéu - AFP PHOTO /BELGA/YOUTUBE SCREENGRAB
Prefeito Daniel Senesael se veste de Asterix para receber o ator Gerard Depardiéu Imagem: AFP PHOTO /BELGA/YOUTUBE SCREENGRAB

Bruxelas

02/01/2013 17h35

O prefeito da cidade belga de Estaimpuis, para onde o ator francês Gerard Depardieu se mudou para escapar do sistema tributário de seu país, protagoniza um cômico vídeo, publicado nesta quarta (2), no qual aparece disfarçado de Asterix para preparar as boas-vindas a seu amigo Obelix. 

O responsável pelo município, Daniel Senesael, aproveitou a gravação com a qual tradicionalmente deseja um bom ano aos trabalhadores municipais, para fazer referência à mudança do ator francês ao pequeno município de Néchin, dependente de Estaimpuis, a um quilômetro da fronteira com a França. 

No vídeo divulgado no Facebook, Senesael percorre a prefeitura para pedir aos empregados que assegurem que nada irá faltar na festa de boas-vindas de Obelix, personagem que Depardieu interpretou diversas vezes.

"Não esperamos Obelix para saber como vão as coisas com os franceses, ricos ou não, que se instalam aqui. E tudo funciona perfeitamente. Sobre Obelix, não estranharia vê-lo tomando algo no bar da esquina", disse o prefeito, segundo a agência Belga.

O prefeito afirma, além disse, que graças à mudança de Depardieu para Néchin, "milhões de franceses" podem apontar a cidade em um mapa. "Se um turista perguntar onde se encontra a catedral de Tournai, ele dirá que se encontra justo ao lado de Estaimpus", brinca na gravação. 

O recenseamento de Depardieu na Bélgica gerou uma grande polêmica na França, onde o gesto foi tachado de "não solidário" por personalidades políticas. O ator manterá a nacionalidade francesa, mas demonstra oficialmente que passa a metade do ano na Bélgica e pagará seus impostos em Néchin, onde no final de 2012 comprou uma casa.