Entretenimento

Morre a cantora Patti Page, ícone country nos anos 50

02/01/2013 23h58

Washington, 2 jan (EFE).- A cantora americana Patti Page, a artista feminina que mais discos vendeu na década de 1950 nos Estados Unidos, faleceu na terça-feira, aos 85 anos de idade, em Encinitas (Califórnia), informou hoje a empresa dona da casa de repouso onde vivia.

Patti, conhecida por sua mistura de pop e country e por seu sucesso "Tennessee Waltz" (1951), morreu após um problema de saúde não especificado no Seacrest Village Retirement Communities, segundo confirmou essa companhia ao diário "The New York Times".

Nascida em Oklahoma em 1927, Patti chegou à fama no começo da era das "big bands" e se tornou rapidamente um sucesso de vendas, com mais de 100 milhões de discos comercializados na década de 1950.

Seu single "Tennessee Waltz", que hoje é uma das duas canções oficiais desse estado americano, vendeu 10 milhões de cópias e é considerado o primeiro sucesso popular a abranger vários gêneros, já que passou semanas nas listas de pop, country e 'rythm and blues'.

Patti também foi a primeira cantora a fazer coros para si mesma em uma gravação, em sua canção "Confess" (1948), quando as coristas do estúdio estavam em greve.

A cantora ganhou seu único Grammy em 1999, pela gravação de um concerto no Carnegie Hall, em Nova York, em 1997, na comemoração de seus 50 anos.

A sua morte lhe impedirá de receber sua segunda estatueta, o Grammy de reconhecimento por toda a sua carreira, que a academia planejava entregar a ela neste ano e que provavelmente lhe concederá de forma póstuma.

Patti, cujo nome real era Clara Ann Fowler, era conhecida também por sucessos como "I Went To Your Wedding" e "Doggie in the Window", que passaram mais de dois meses como número 1 de vendas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo