Topo

Nova York recebe 2013 com grande festa na Times Square

01/01/2013 03h36

Nova York, 1 jan (EFE).- Mais de um milhão de pessoas receberam 2013 em grande estilo na Times Square, em Nova York, onde nem o frio nem as fortes medidas de segurança foram um obstáculo para a festa.

A famosa bola luminosa desceu, como manda a tradição, pelo poste situado no alto do edifício número 1 da Times Square quando o prefeito, Michael Bloomberg, acionou o dispositivo acompanhado das Rockettes, as dançarinas do Radio City Music Hall.

Enquanto isso, os presentes faziam a contagem regressiva para a chegada de 2013, que foi recebido com uma chuva de confetes e com as canções "Auld Lang Syne" e - é claro - "New York, New York".

Como acompanhamento, o Empire State Building, o arranha-céu que simboliza a cidade, foi iluminado com cores natalinas.

A celebração, uma das mais famosas em todo o mundo, contou com apresentações de vários artistas, entre elas a cantora americana Taylor Swift e o sul-coreano Psy.

Para "compensar" o suposto mau agouro proveniente do número 13, a bola da Times Square, com mais de cinco toneladas, desceu por um poste de 40 metros de altura enfeitada com 13 multiculturais amuletos de boa sorte.

A festa envolveu um grande esquema de segurança, que contou com detectores de explosivos e radioatividade em cada uma das 16 entradas da Times Square, onde não se pôde entrar com mochilas ou bebidas alcoólicas.

Mais de 500 câmeras e vários helicópteros controlaram a zona da praça e, além disso, estavam a postos grupos especiais da Polícia antiterrorismo prontos para enfrentar eventuais ataques biológicos ou químicos.