Topo

Milhares de pessoas recebem ano novo com mergulho em águas geladas no Canadá

01/01/2013 20h50

Toronto (Canadá), 1 jan (EFE).- Milhares de pessoas participaram nesta terça-feira no Canadá do tradicional mergulho de ano novo nas águas extremamente geladas de rios, lagos e oceanos do país, numa época em que as temperaturas estão abaixo de zero.

Na maior cidade do Canadá, Toronto, cerca de 500 pessoas iniciaram o ano de 2013 com um rápido banho nas águas do lago Ontário, com o termômetro marcando seis graus abaixo de zero. Outras cidades do país, como Vancouver, Montreal, Ottawa e Oakville também realizaram mergulhos organizados por clubes locais.

Neste ano, as margens do lago Ontário estavam cobertas por uma grossa camada de neve, mas pelo menos os organizadores do evento não tiveram que recorrer a martelos, como em 2009, para romper a camada de gelo que cobria as águas do lago.

O mergulho no local foi organizado pelo Clube Urso Polar de Toronto para arrecadar fundos para a Habitat for Humanity (HFH), organização sem fins lucrativos que se dedica a construir casas para famílias de baixa renda.

O presidente da organização em Toronto, Neil Hetherington, disse à Agência Efe que o evento arrecadou US$ 30.000. Hetherington reconheceu que a experiência de mergulhar no lago quando a temperatura ambiente é de menos seis graus e a da água é de apenas dois graus "é horrível".

"Esta é a décima quinta ou décima sexta vez que faço isso. E não desfrutei nenhuma delas. Mas faço isso porque amo esta cidade e quero apoiar todos estes voluntários", disse Hetherington.

"É uma forma emocionante e estimulante de receber o Ano Novo. E os voluntários estão fazendo isso por uma boa causa. A Habitat for Humanity está mudando vidas em todo o mundo".