Topo

Londres recebe 2013 com longa queima de fogos

01/01/2013 08h11

Londres, 1 jan (EFE).- Londres recebeu nesta terça-feira 2013 com uma espetacular queima de fogos de artifício no rio Tâmisa, diante da roda-gigante e do Parlamento de Westminster, onde cerca de 250 mil pessoas desafiaram a chuva para comemorar.

O espetáculo, que durou 11 minutos, simbolizou a culminação de um ano muito importante e de grande êxito para o Reino Unido, com a realização dos Jogos Olímpicos de Londres e os 60 anos do reinado de Elizabeth II.

"Que final mais fantástico para um ano incrível. Visto por centenas de milhares (de pessoas) na capital e milhões no mundo todo, Londres demonstrou, mais uma vez, que pode realizar com estilo eventos espetaculares de nível internacional", disse hoje em uma breve declaração o prefeito da cidade, Boris Johnson.

Apesar da chuva em grande parte do país, as pessoas foram para as ruas nas principais cidades, como Edimburgo, onde cerca de 80 mil pessoas assistiram a um grande show pirotécnico no centro da capital escocesa.

As festas, no entanto, deram muito trabalho para a polícia e os serviços de emergência, que precisaram atender várias chamadas, mais do que em anos anteriores.

Segundo as forças de segurança, em Londres 96 pessoas foram detidas nas primeiras horas de hoje, mas em quase todos os casos por incidentes "menores".

Os serviços de emergência receberam um total de 1.544 chamadas, 20% a mais que o ano anterior.