Topo

Obama e Hillary Clinton são as pessoas mais admiradas nos Estados Unidos

31/12/2012 19h28

Washington, 31 dez (EFE).- O presidente Barack Obama e a secretária de Estado, Hillary Clinton, lideram a lista das pessoas mais admiradas nos Estados Unidos em 2012, segundo indicou nesta segunda-feira a empresa de enquetes "Gallup".

A menção de Obama e Hillary como as personalidades mais admiradas do ano é repetida pela segunda vez e a "Gallup" lembrou que enquanto Hillary foi a "mulher mais admirada" durante 11 anos consecutivos, Obama foi o "homem mais admirado" por cinco anos seguidos.

Os resultados foram divulgados depois da realização de uma enquete entre 19 e 22 de dezembro para o jornal "USA Today" e contou com a opinião de 1.038 adultos. A enquete tem uma margem de erro de mais ou menos 4 pontos percentuais.

Cerca de 21% dos indagados mencionou Hillary como a mulher mais admirada deste ano, seguida pela primeira-dama Michelle Obama, com 5%, a apresentadora Oprah Winfrey, com 4%, a ex-secretária de Estado Condoleezza Rize, com 3%, e a republicana Sarah Palin com 2%.

Enquanto 30% dos indagados assinalaram Obama como o homem mais admirado do ano, 3% mencionaram o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela; 2% o ex-candidato presidencial republicano Mitt Romney, e 2% o predicador Billy Graham.

Hillary Clinton teve outra distinção: é a mulher mais admirada entre todas as possíveis desde 1948 na enquete da "Gallup": ocupou essa posição 17 vezes, comparada com Eleanor Roosevelt que foi indicada 13 vezes, a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher (6) e a ex-primeira-dama Jacqueline Kennedy, (5).