Topo

Times Square está pronta para dar boas-vindas a 2013

30/12/2012 15h25

Nova York, 30 dez (EFE).- A icônica praça nova-iorquina de Times Square, onde a cada ano se reúnem centenas de milhares de pessoas para celebrar a chegada do Ano Novo, já está pronta para dar as boas-vindas a 2013.

A tradicional esfera de vidro que descerá pelo mastro durante 60 segundos para abrir passagem a 2013 já está erguida no topo do edifício One de Times Square com suas mais de cinco toneladas de peso e as 32.253 lâmpadas que iluminarão a noite nova-iorquina.

A esfera multicor de 3,66 metros de diâmetro e coberta com 2.688 triângulos de cristal desenhados pela empresa Waterford Crystal incorpora este ano um novo desenho chamado "LeT There Be Peace" ("Que haja paz") com 288 triângulos que formam uma pomba com as asas posicionadas como símbolo de paz.

Também está preparado o gigante "2013" de dois metros de altura, onde o "13" está formado por 13 amuletos multiculturais de boa sorte para compensar as superstições que envolvem este número, segundo explica a Aliança Times Square, encarregada das festividades.

A tradição é que a esfera desça por uma barra de 40 metros e ao chegar abaixo se iluminem os números do novo ano e é realizada desde 1907, com exceção de 1942 e 1943, quando a cerimônia foi suspensa devido à Segunda Guerra Mundial e substituída por um minuto de silêncio.

Antes da chegada do novo ano haverá um show no qual se apresentarão, entre outros, a cantora americana Taylor Swift e o rapper sul-coreano Psy.

Tudo isso estará acompanhado de medidas de segurança muito estritas, já que a polícia nova-iorquina posicionará grupos especiais antiterroristas e contra artefatos químicos, biológicos e radioativos.

As 16 entradas para Times Square terão um controle policial e em cada um deles haverá detectores de metais e de radioatividade. Além disso, vários helicópteros e câmeras controlarão a área.