Topo

Entretenimento

Dona Canô, mãe de Caetano e Bethânia, morre aos 105 anos

25/12/2012 15h47

(Atualiza com reações de Lula e Marta Suplicy).

Rio de Janeiro, 25 dez (EFE).- Claudionor Viana Teles Velloso, mais conhecida como Dona Canô, morreu nesta terça-feira aos 105 anos em sua casa na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, informaram seus familiares.

Dona Canô, nascida no dia 16 de setembro de 1907, teve oito filhos com seu marido José Teles Veloso, falecido em 1983, e dois deles tornaram a família conhecida no mundo todo.

Em parte por Caetano Veloso e Maria Bethânia, sua casa em Santo Amaro da Purificação se transformou em um centro de referência para a música e a poesia e era frequentada tanto por artistas como por políticos.

Por meio de um comunicado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Dona Canô foi uma "referência de sabedoria e generosidade".

"Nesse dia de Natal marcado pela tristeza de sua partida, estendemos nossa solidariedade a seus familiares e amigos", afirma o comunicado assinado por Lula e sua mulher, Dona Marisa Letícia.

Além disso, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, sustentou que Dona Canô "simbolizou a família e a fé inquebrantável", "a simplicidade e a grandeza", e que seus filhos Bethânia e Caetano representam a "síntese da força desta grande mulher".

Sua vida inspirou inclusive um livro, "Canô Velloso, lembranças do saber viver", escrito pelos historiadores Antônio Guerreiro de Freitas e Arthur Assis Gonçalves da Silva e publicado em 2009.

Há duas semanas, a mãe de Caetano e Bethânia havia sofrido uma isquemia cerebral, permaneceu hospitalizada durante seis dias e recebeu alta na sexta-feira passada.

Segundo a imprensa baiana, Dona Canô passou a noite de Natal junto com todos seus filhos e faleceu durante a manhã de hoje, também na companhia deles.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento