Topo

Entretenimento

Morre Peter Wapnewski, germanista e estudioso do compositor Richard Wagner

23/12/2012 15h16

Berlim, 23 dez (EFE).- O germanista alemão Peter Wapnewski, considerado um dos maiores especialistas no estudo sobre o compositor Richard Wagner, morreu aos 90 anos em Berlim, informou neste domingo o jornal "Der Tagesspiegel".

Wapnewski, reconhecido por seus trabalhos sobre a significação dos mitos germânicos medievais e sua transcendência na música e a obra wagneriana, contribuiu para popularizar este universo através de inúmeras adaptações para relatos radiofônicos da "Canção do Nibelungo" e outras peças lendárias.

Nascido em 7 de setembro de 1922, em Kiel, no norte da Alemanha, filho de um oficial da Marinha, iniciou os estudos de Filologia na Universidade Técnica de Berlim, e a exerceu como professor em Heidelberg, no sudoeste do país.

Foi membro destacado da Academia Alemanha de Língua e Literatura e da Academia de Belas Artes de Berlim, assim como fundador do Instituto Cientista, na capital alemã.

Em 2002 publicou seu primeiro volume de memórias, no qual revelou pela primeira vez seu passado como membro no partido nacional-socialista de Adolf Hitler, questão que suscitou polêmica no mundo acadêmico e reabriu o recorrente tema da fascinação pelo mundo wagneriano durante o nazismo.

O prefeito-governador de Berlim, o social-democrata Klaus Wowereit, elogiou Wapnewski hoje e seu legado intelectual, assim como sua contribuição à Filologia e o estudo dos grandes mitos germânicos.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento