Topo

"Lincoln" bate recorde de indicações do Critics' Choice

12/12/2012 02h30

Los Angeles (EUA), 11 dez (EFE).- A organização de críticos Broadcast Film Critics Association (BFCA) anunciou nesta terça-feira os indicados da 18ª edição do seu prêmio anual de cinema, o Critics' Choice, no qual o protagonismo será todo de "Lincoln".

A produção de Steven Spielberg sobre a abolição da escravidão nos Estados Unidos centrada no presidente americano Abraham Lincoln foi lembrada em 13 categorias, superando o recorde de "Cisne Negro", que em 2011 teve 11 nomeações.

Destaque também para as 11 indicações de "Os Miseráveis", as dez de "O Lado Bom da Vida" e as nove de "A Vida de Pi".

"Lincoln" concorrerá pela láurea de melhor filme com as três produções supracitadas e também com "Argo", "Indomável Sonhadora", "Django Livre", "The Master", "Moonrise Kingdom" e "A Hora Mais Escura".

Entre os diretores, foram lembrados Ben Affleck ("Argo"), Kathryn Bigelow ("A Hora Mais Escura"), Tom Hooper ("Os Miseráveis"), Ang Lee ("A Vida de Pi"), David O. Russell ("O Lado Bom da Vida") e Steven Spielberg ("Lincoln").

Os indicados a melhor ator foram Bradley Cooper ("O Lado Bom da Vida"), Daniel Day-Lewis ("Lincoln"), John Hawkes ("The Sessions"), Hugh Jackman ("Os Miseráveis"), Joaquin Phoenix ("The Master") e Denzel Washington ("O voo").

Entre as mulheres, a briga terá Jessica Chastain ("A Hora Mais Escura"), Marion Cotillard ("Ferrugem e Osso"), Jennifer Lawrence ("O Lado Bom da Vida"), Emmanuelle Riva ("Amor"), Quvenzhané Wallis ("Indomável Sonhadora") e Naomi Watts ("O Impossível").

O Critics' Choice, que terá sua cerimônia no dia 10 de janeiro em Santa Mônica, no condado de Los Angeles, tem a fama de ser um bom termômetro para o Oscar, tamanha a coincidência entre os preferidos dos críticos da BFCA e os eleitos dos membros da Academia de Hollywood.